Arquitetura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1322 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Henri Matisse: Breve Levantamento Biográfico

Matisse, nascido em 1869, em Cateu-Cambrésis, na França, foi um importante artista do século XX.
Começa a pintar em Paris, em 1890. Depois, em 1892, ingressou na Escola de Belas-Artes, no ateliê de Gustave Moreau. Trabalhou no Louvre copiando Poussin, Rafael, Chardin, David de Heem, Philippe de Champaigne, entre outros artistas.
Sua primeiraexposição pública aconteceu em 1896 no Salão da Sociedade Nacional de Belas-Artes, onde é eleito membro associado.
Matisse faz viagens de estudo à Bretanha e à Costa Mediterrânea, onde tem contato com outros artistas e com o Impressionismo.
Em 1904, fez sua primeira exposição individual, na Galeria de Ambroise Vollard. Repetidas exposições de pintura, escultura e gravura se fazem daí por diante.Henri Matisse morreu em Nice, França, em 3 de novembro de 1954.

Robert Kudielka: Pureza e Gênero da Imagem

Em “A alegria de viver” (1905-1906), na dança de roda ao fundo do quadro, quase no centro da tela, podemos reconhecer seis figura femininas usadas como tema em outras produções por Matisse. Os contrastes são bem marcados nos corpos das bailarinas, somente a bailarina grande, torcidasobre si, contrasta com um amarelo alaranjado, porém esses contornos não são contínuos.
Tais tratamentos de cores contrastantes provocaram Paul Signac, após um primeiro olhar: “Matisse, cujos experimentos eu até então havia apreciado, parece que tomou um caminho muitíssimo duvidoso. Em um quadro de 2,5 metros ele traçou formas estranhas usando uma linha de um dedo de largura. Depois, cobriu tudocom tons de cor sem brilho, claramente limitados, que, de tão puros, têm um aspecto detestável” (SIGNAC, 1906, carta a Angrand)
Matisse substituíra o contraste antes usado em “Luxo, calma e volúpia” - seu primeiro quadro produzido de recordações de verão com neoimpressionistas em Saint Tropez - por esse bem contorno acentuado e criticado por Signac em “Alegria de viver”. Matisse, então,despediu-se do método de pintura de Seurat e Signac.
Em “A dança I” (1909), a dança de roda de “Alegria de viver” ganha novas dimensões, como um detalhe que se desdobra e ganha atenção.
Os contornos coloridos “de um dedo de largura” são retirados de um acordo de base entre azul, verde e rosa, com um emprego escasso de preto. O plano do quadro antes era dividido em três partes (primeiro plano, centro efundo) e em “A dança” essa divisão não acontece, graças a uma forma plana de disposição das figuras. Porém, contudo o número de dançarinas foi mudado de maneira significativa. Ao reformular a formação das dançarinas, Matisse designa um importante papel a grande figura embaixo, à esquerda. Enquanto as outras restantes foram mostradas de frente, de costas, de perfil, essa outra bailarina é torcidasobre si.
“A dança II” (1909-1910) é como a composição final de “A dança I”, como se Matisse tivesse uma vontade de se superar. A pureza da harmonia da cor é totalmente alterada e diferente do natural: o rosa é substituído por um vermelho-mercúrio, o azul-celeste dá lugar a um azul-marinho e o verde-veronês torna-se um verde-esmeralda e, em vez do contorno preto, o marrom é colocado, pois combinacom o vermelho do corpo. Assim se dá o uso das cores de forma pura, ininterrupta e sem degradê.
A expressão do desenho se dá através do aumento da intensidade das cores. Se em “A dança I” as duas dançarinas de frente ainda saltitam com incerteza, em “A dança II” esse movimento é preciso. A primeira, da esquerda, dá inicio a um movimento furioso, cujo balanço passa para a dançarina da direita, eassim se sucede o movimento, deixando a dançarina ao lado sustentada apenas pelos braços, em seguida uma figura pequena, com um espaço para a mão da figura maior, procura alcançar a forma torcida sobre si na margem esquerda.
Uma consideração mais precisa sobre as relações entre corpo e espaço, observa-se que “A dança II” é constituída de forma elíptica, já na outra tela que a antecede a formação...
tracking img