Arquitetura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1087 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola de Arquitetura e Urbanismo da UFMG Disciplina: Técnicas Retrospectivas
Prof. Marco Antônio Penido Rezende

Cidade de Sabará Óculos e Seteiras

Christopher C. França 11/2011

INTRODUÇÃO
Sabará é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população estimada é de 134.282 habitantes. Pertence à Região Metropolitana de Belo Horizonte. O trabalho realizado em novembro de2011 durante uma visita a cidade de Sabará registrou óculos e seteiras de cinco igrejas diferentes: Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora das Mercês, São Francisco de Assis, do Carmo e Nossa Senhora da Conceição. As seteiras são pequenas aberturas verticais. Usadas na arquitetura civil e religiosa. Os óculos têm forma circular, quadrifólio ou outras. Na arquitetura militar as seteiras têm também onome de balestreiro. Os óculos são muito comuns nas igrejas, para iluminação adicional das tribunas, consistórios ou outros compartimentos. Neste caso têm moldura de pedra e são esculpidas em perfis diversos.

Igreja de São Francisco de Assis
Data da construção: 1781/1823 Local: Sabará,Largo São Francisco no centro Descrição: O local originalmente era ocupado por capela de madeira dedicada aNossa Senhora Rainha dos Anjos.
“Em seu interior o piso e o teto são forrados de tábuas, onde ostenta uma pintura de Nossa Senhora com os anjos e os quatro evangelistas, além de peças imaginárias como o Senhor Morto, São Francisco de Assis, a Senhora Rainha dos Anjos, além dos Santos de Roca na sacristia.” (fonte: Desvendar.com)

Material utilizado: A construção da igreja foi feita em alvenariade pedra, data do final do séc. XVIII e início do XIX. Funcionamento: Possui duas seteiras (além da sineira vazada) em cada flanco com duas janelas abalconadas na altura do coro para iluminação interior da igreja.

As seteiras e as janelas controlam a entrada de luz na nave da igreja passando ao observador a sensação do “sagrado no interior da igreja”.

Igreja Nossa Senhora do Rosário
Datada construção: 1767/1878 Local: Sabará, Praça Melo Viana Descrição: “Esta Igreja inacabada foi construída até o ponto em que se
acham paralisadas as obras, pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, durante o período de 1767 até possivelmente o ano de 1878. As obras sofreram várias paralisações, pois a Irmandade lutava com dificuldades financeiras. A Irmandade do Rosário dosHomens Pretos da Barra de Sabará foi fundada nas alturas de 1713 mas, só em 1767, foi iniciada a construção do templo, que se ergueria em local próximo da antiga capelinha . Os trabalhos contratados com o mestre Antônio Moreira Gomes, com a participação dos pedreiros João Paulo e Antonio Machado Penha e do mestre carpinteiro Antônio Ferreira de Brito, arrastaram-se até 1780, quando são declaradasterminadas as obras da capela-mor e da sacristia, cuja benção ocorre no ano seguinte. Foram feitas várias outras tentativas para a conclusão da igreja, mas a falta constante de recursos, além da abolição da escravatura, tornaram impossível à Irmandade terminar a construção.” (Fonte: Desvendar.com)

Material utilizado: Estrutura da construção inacabada de alvenaria de pedra com enquadramento dosvãos em cantaria. Funcionamento: O conjunto de pedras cria uma aparência diferenciada (rústica) na fachada, apresenta porta principal de grande vão, duas aberturas superiores para janelas e duas seteiras em cada flanco na base das torres.

Igreja do Carmo
Data da construção: 1763... Local: Sabará, Rua do Carmo no Centro Descrição: “A Igreja de Nossa Senhora do
Carmo pertence à Venerável OrdemTerceira de Nossa Senhora do Monte Carmelo, confraria constituida em 1761 por homens brancos e nobres. O risco original, do Mestre Tiago Moreira, sofreu sucessivas modificações, inclusive com intervenções de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Possui características do 3º período do Barroco / Rococó. A pedra fundamental foi lançada a 8 de Junho de 1763, e o término das obras só ocorreu...
tracking img