Arquitetura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4461 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho Complementar



“A Métrica de Use Case Points (UCP)”


MBA em Engenharia de Software Orientada a Serviços (SOA)



Métricas de Software



Prof. Luiz Francisco Contri



Grupo:


Aluno: RM


Aluno: RM


Aluno: RM


Aluno: RM


Aluno: RM







Data de Entrega: de de



Índice


1.Introdução............................................................................................ 3


2. Conceitos da Métrica Use Case Points – UCP.................................... 4

3. Comparação da Métrica UCP x FPA ................................................... 7

4. Conclusão........................................................................................... 11




1. IntroduçãoEste trabalho tem como o objetivo demonstrar os principais conceitos e aspectos acerca da utilização de Use Case Points(UCP) para estimativa de projeto de desenvolvimento de software. O trabalho também demonstrará as principais vantagens e desvantagens da utilização de UCP e as principais diferenças entre as técnicas de Análise por Use Case Points e a Análise por Pontos de Função.


A Análisede Pontos de Função (APF) é uma das métricas de estimativa de tamanho mais sedimentadas no mercado e que proporciona resultados cada vez mais precisos à medida que artefatos da fase de análise e projeto são gerados .Por outro lado Use Case Points permite fazer estimativas no início do projeto com base no modelo de casos de uso, bastante utilizado no mercado, por ser mais completo que outrosmétodos de requisitos [Andrade, 2004]..

Esta técnica, no entanto ainda é pouco utilizada durante os processos de levantamentos, controle e escopo de um projeto de software, a técnica de Análise por Pontos de Função ainda é mais utilizada, principalmente quando se faz necessário descobrir o tamanho real de um sistema existente.

Diversas universidades e indústrias estão estudando a técnica de métricavia UCP, e muitos estão concluindo que esta técnica pode vir a ser utilizada para obter métricas de esforço [Freire, 2003]..

Nos próximos capítulos veremos mais aspectos da a respeito da análise por meio de UCP bem como as praticas utilizadas para realização de métricas precisas a partir dos diagramas de Caso de Uso.






2. Conceitos da Métrica Use Case Points – UCP


A Estimativapor Casos de Uso

A técnica de estimativa por Use Case Points (UCP) foi proposta em 1993 por Gustav Karner, da Objectory (hoje, Rational Software). Esta se baseia em dois métodos utilizados - o mecanismo de Pontos de Função e uma metodologia conhecida como Mk II, uma adaptação da técnica de Análise por Pontos de Função. A forma de lançar uma estimativa é o principal diferencial da métrica porCasos de Uso: o método trata de estimar o tamanho de um sistema de acordo com o modo como os usuários o utilizarão, a complexidade de ações requerida por cada tipo de usuário e uma análise em alto nível dos passos necessários para a realização de cada tarefa, em um nível muito mais abstrato que a técnica de Pontos de Função [Freire, 2003].

Esta técnica baseia-se em dois métodos bastanteutilizados - o mecanismo de Pontos de Função e uma metodologia conhecida como Mk II, uma adaptação da técnica de Pontos de Função, bastante utilizada na Inglaterra. A forma de lançar uma estimativa é o principal diferencial da métrica por Casos de Uso: o método trata de estimar o tamanho de um sistema de acordo com o modo como os usuários o utilizarão, a complexidade de açõesrequerida por cada tipo de usuário e uma análise em alto nível dos passos necessários para a realização de cada tarefa, em um nível muito mais abstrato que a técnica de Pontos de Função. Método de cálculo utilizando Pontos de Caso de Uso

Uma vez que os casos de uso principais do sistema sejam levantados, é possível estimar-se o tamanho do software como um todo...
tracking img