Arquitetura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3432 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Situação, Topografia e elementos naturais:

A localidade possui um tipo climático mega-térmico úmido a subúmido com moderado déficit de verão (C2 S A’ a’).
A região em estudo está localizada no município de Aracaju e apresenta uma variação pluviométrica mensal de 49,0 mm na mínima de 315,0 mm na máxima correspondendo respectivamente a Dezembro e a Maio, com freqüências mensais de 3,07% e19,72%.

Os principais pontos de acesso à natureza são os dois calçadões, nas duas extremidades, que são bem arborizados, e o acesso ao mangue e ao Rio Poxim.
A bacia do Rio Poxim está situada no Estado de Sergipe .Esta bacia possui uma extensão de aproximadamente 9 km, com cerca de 100 m de largura e profundidade média de 2 m e um formato alongado na direção Leste - Oeste. Limita-se ao sul com orio Vaza Barris e Pitanga e com o Rio Sergipe ao Norte. A Leste localiza-se o ponto onde o rio desemboca no rio Sergipe, a oeste situa-se a Serra comprida, onde se encontram as cabeceiras do Rio Poxim Açú e do Rio Poxim Mirim (com áreas de 124km 2 e 70,5 km2 respectivamente).

2. Análise Morfológica:
a) Imagem Aérea:

b) Planta de figura-fundo do bairro (em anexo):

Pode-se observar, daanálise da planta de figura-fundo que o Inácio Barbosa é um bairro de desenvolvimento heterogêneo. Isto se deu devido às diferentes etapas e formas, de seu crescimento. Inicialmente, na área central da figura, fica visível a existência de um planejamento urbano, com quadras bem demarcadas, vias organizadas e lotes bem distribuídos.
Na área menos adensada da figura nota-se que houve uma ocupação quereflete um loteamento mais espaçado, que premeditava o uso por indústrias e edifícios institucionais.
No canto esquerdo da imagem e na margem do rio Poxim fica perceptível que a ocupação se deu desordenadamente, resultando em um agrupamento de edificações bem mais adensada.

c) Skyline do bairro (em anexo):

Foi adotada, como referência para a skyline do bairro Inácio Barbosa, a AvenidaUniverso. A sua silhueta, revelada no desenho, demonstra um bairro predominantemente horizontalizado.
Também estão presentes duas áreas livres. Estas características são conseqüências de um planejamento e desenho urbano focados em uma tipologia urbana residencial.

d) Sistema viário e áreas livres:

O Bairro Inácio Barbosa é delimitado no sul e oeste pelo Rio Poxim, no norte pela Avenida Tancredo Nevese ao leste pela Avenida Beira Mar. Ele faz divisa com 6bairros, sendo eles Farolândia, São Conrado, Jabotiana, Luzia, Grageru e Jardins. O bairro é subdividido em 5partes sendo elas o Distrito Industrial de Aracaju, o Loteamento Parque dos Coqueiros, o Conjunto Beira Rio, o Jardim Esperança e o Conjunto Inácio Barbosa. E apesar dele fazer divisa com tantos bairros ele esta implantado de uma formaque não serve de passagem para nenhum outro bairro, portanto todos que nele entrarem é porque tem algo no bairro que o atraiu, assim já se evita muito transito e movimentação desnecessária dentro dele. Porém em pouco tempo essa realidade deve mudar com a ponte que liga o bairro a Farolândia, provavelmente o cenário de ruas calmas e calçadas largas vai dar lugar ao transito e boa parte do bairrosera descaracterizado.
O Bairro possui muitas ruas, facilitando o deslocamento por ele apesar de cada parte ter suas características de divisão. Nele os conjuntos e loteamentos se encaixam harmoniosamente, referindo-se as suas vias.
Apesar do D.I.A. estar situado nesse bairro, ele ainda sim é considerado um bairro residencial, caracterizado por suas ruas tranquilas e que na maioria não sãoasfaltadas. Percebe-se que o maior fluxo é gerado por poucos pontos como na Rua Lourival Andrade que dá acesso ao Colégio Módulo, e uma da principais entradas do bairro, a Av. Papa Paulo VI que no futuro dará acesso à ponte ligando o Bairro Inácio Barbosa ao Bairro Farolândia, a Rua Universo que dá acesso direto da Avenida Tancredo Neves ao Conjunto Jardim Esperança, a Av. Cecília Meireles por beirar o...
tracking img