Arquitetura e urbanismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1226 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADES INTEGRADAS ESPÍRITO-SANTENSES
ARQUITETURA E URBANISMO

ANA PAULA MACHADO DE CASTRO

ASPECTOS HITÓRICOS E SOCIOECONOMICOS, CONDICIONANTES E LEGISLAÇÕES

VITÓRIA
2013
ANA PAULA MACHADO DE CASTRO

ASPECTOS HISTÓRICOS E SOCIOECONOMICOS, CONDICIONANTES E LEGISLAÇÕES

Trabalho apresentado a Professora Michela Fadini da disciplina de Projeto de Arquitetura IV da turma do 6Período , turno matutino do curso de Arquitetura e Urbanismo.



FAESA
VITÓRIA - 2013
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO
1 Aspe

O empreendimento do Conjunto Atlantica Ville, por parte dos seus idealizadores, visava atingir uma classe de renda mais elevada, ou seja, à classe mpedia de poder aquisitivo estável considerando que o conjunto se localizaria em uma área privilegiada – no planalto deJardim Camburi, próximo à orla.
Porém a área de terreno onde seria implantado o conjunto ficava fora do contexto urbano de Jardim Camburi e no limite do “loteamento” deste mesmo bairro. Aquela área não possuía nenhuma infre-estrutura urbana. Era uma área com aproximadamente cem mil metros quadrados de terreno composto de encosta e parte elevada, nem desnível em torno de 25 metros de altitude.
Aárea de terreno era de propriedade da Sociedade Imobiliária Hercules LTDS, situada em Jardim Camburi, que através de seu proprietário, contratou com o Arquiteto Afonso Junqueira Accorsi – em primeira instancia – um projeto para a área, a fim de verificar a sua viabilidade junto à Prefeitura Municipal de Vitória.
Foi feito então, um estudo para um “grupamento habitacional”.
Este projeto deu entradana PMV em 28 de Agosto de 1979 sob protocolo de número 94.700 solicitando sua aprovação, no que foi deferido.
Analisando o processo fica claro que este teve muitas “idas e vindas” até sua efetiva aprovação.
Percebe-se como as leis são manipuladas em favor de alguns em detrimento de outros; como as “coisas” são impostas à sociedade pelos “poderes” político e econômico.
Com relação ao primeiroprojeto, não há arquivo deste junto a PMV, que teve entrada no protocolo apenas a titulo de aprovação de projeto.
Todavia, o projeto com o qual foi executado o Atlantica Ville é uma “modificação e atualização” do projeto anteriormente aprovado.
Para a efetivação da construção do que havia sido projetdo, foi então apresentado o projeto ao INOCOOP-ES o qual não o aceitou por questões de desembolso,conforme declarou o Sr. José Maria Vivaqua. Então, para a viabilização do projeto o então, Diretor de Habitação do BNH, no Rio de Janeiro, convidou a CIMA (Construtora Imobiliária do Maranhão LTDA), através do Sr. Walter Sá Cavalcante Filho, a qual também por questões economicas e financeiras não foi aceita pelo INCOOP-ES para a participação no processo.
Só depois de “alguns acertos” nas normasque regem os financiamentos no então BNH, através de uma “portaria”, ficou definido que o projeto teria como agente financeiro a COHAB-ES que atuaria como orgão repassador do dinheiro (empréstimo) através do Mercado de Hipotecas, onde, “a empresa recebe um sinal, executa a obra com o seu capital, e no final da obra, recebe o restante do dinheiro, e o financiamento é feito entre o agentefinanciador e o mutuário, não ficando a empresa sujeita a ônus, quer dizer, pega-se o dinheiro e coloca-se o bem sob hipoteca.
Entre a data de aprovação do “projeto anterior” e a data de entrada do “projeto de modificação” há um espaço de treza meses, onde não foram encontrados nenhum comentário sobre o Conjunto Atlântica Ville. Provavelmente foi este o tempo de tramitação dos processos para a viabilizaçãoda construção e também o tempo de acertos e ajustes nos processos executivos.
Lançado à venda no mercado em Março de 1981, provavelmente aquela teria sido a maior promoção de vendas Imobiliárias no Estado, através de clipes na TV local, e também no Rio de Janeiro e Distrito Federal, panfletos e jornais mostrando as vantagens do “condomínio fechado” que o empreendimento oferecia (facilidades)...
tracking img