Arquitetura e urbanismo

Páginas: 2 (455 palavras) Publicado: 19 de março de 2013
UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL
Departamento de Engenharia, Arquitetura e Ciências Agrárias
Curso de Arquitetura e Urbanismo
Tecnologia da Construção I: Instalações Especiais

SÍNTESE DA AULA1
Bruna de Freitas Duarte
Os princípios básicos dos Sistemas de Prevenção e Combate a Incêndio (SPCI) são: a proteção da vida humana e a proteção dos bens e patrimônios. A incidência de incêndio,tanto grandes como pequenos, ocorre em edifícios residenciais, já que o início da ignição do fogo pode acontecer por vazamento de gás, curto-circuito em instalações elétricas, e várias outras maneiras.Dentre todos os grandes incêndios da história, acredita-se que o incêndio da Escola Elementar Collinwood, Lake View, EUA, tenha sido o mais chocante aos olhos mundiais já que das 175 mortes, 172vítimas eram crianças. Apesar, é claro, do incêndio no Teatro Iroquois, Chicago, EUA, tenha tido um maior número de vítimas, 600 pessoas no total.
Contudo, ao analisar o lugar onde vivemos e aproximidade da tragédia ocorrida, acredita-se que o incêndio na Boate Kiss, Santa Maria, RS, foi o mais marcante e aterrorizante aos olhos gaúchos. (ANEXO)
Incêndio é o fogo que foge do controle, não sendomedido pelo tamanho do fogo, é definido pela Norma Internacional ISSO 8421-1 de tal forma: ‘Incêndio é a combustão rápida disseminando-se de forma descontrolada no tempo e no espaço’. No Brasil,quando o fogo não causa muitos estragos diz-se que houve um princípio de incêndio.
O Triângulo do Fogo possui duas condições. Primeiramente, só há combustão quando existirem simultaneamente os trêsvértices de um triângulo teórico, sendo eles: calor, combustível, comburente. Após a combustão o calor gerado deve ser dissipado. Já o Quadrilátero do Fogo necessita de calor, reação em cadeia, combustívele oxigênio.
Calor é uma modalidade de energia que entra em trânsito devido à diferença de temperatura entre os corpos ou ambientes, ele pode gerar fogo por condução (através de uma parede, de uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Arquitetura e Urbanismo
  • Arquitetura e Urbanismo
  • Arquitetura e urbanismo
  • Arquitetura e Urbanismo
  • Arquitetura e Urbanismo
  • ARQUITETURA E URBANISMO
  • Arquitetura e Urbanismo
  • ARQUITETURA E URBANISMO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!