Arquitetura Sustentável: Ecogranito

817 palavras 4 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA

ALUNOS:

ANA PAULA RIBEIRO
DAIANA MORAIS
DANIEL EUSTAQUIO
LEANDRO DE FREITAS
LÍVIA HERKEN
MARINA NERY

REFERENCIAL TEÓRICO
TRABALHO INTERDISCIPLINAR DIRIGIDO III

TEMA: SUSTENTABILIDADE

BELO HORIZONTE

2013

INTRODUÇÃO

Antigamente, não havia uma certa preocupação com a degradação do meio ambiente pois, a culpa das catástrofes que ocorriam era atribuída a natureza, como se as ações do ser humano em nada influenciasse esse processo.
A preocupação com o meio ambiente começou após as ocorrências desses desastres naturais e as transformações nas cidades devida a Revolução Industrial. A partir disso, o mundo começou a buscar alternativas para a utilização dos recursos naturais suprindo as necessidades do ser humano mas de forma racional e, mais recentemente, o desenvolvimento tecnológico e aperfeiçoamento de materiais ecológicos utilizados na construção.
Ao longo do trabalho vamos aplicar o conceito de sustentabilidade dentro da arquitetura, apresentando a importância do planejamento sustentável para a eficiência e durabilidade de uma edificação sustentável.

[1] Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.

Pensando nesse conceito, o grupo pesquisou a respeito do Ecogranito e constatou que o material atendia aos quesitos citados acima:
Utiliza resíduos de granito de forma inteligente pois não pratica a extração de recursos naturais, apenas aproveita o que seria desperdiçado no canteiro de obras;
O material supera o granito em questões de custos de aquisição, aplicação,

Relacionados

  • Portfólio - Obras
    2429 palavras | 10 páginas