Pingadinho 2 - Durkheim

478 palavras 2 páginas
1- a- Para Durkhein, a educação tem como função conformar os indivíduos à sociedade, fazendo com que algumas regras sejam internalizadas nos membros do grupo e transformados em hábitos. b- Porque é a educação que faz o indivíduo internalizar hábitos da sociedade, tomando-os como pessoais.

2- Segundo Durkhein, fato social é uma realidade independente e preexistente experimentada pelo indivíduo. É aquele fato que se repete em todo ou maioria dos indivíduos.

3- Anomia consiste em uma perda dos valores e normas em uma dada sociedade, que acaba por prejudicando os indivíduos. Estes perdem sensos até então firmes na sociedade, como justiça e injustiça, quais as esperanças e reinvindicações legítimas, etc.
A instituição social é um mecanismo de proteção da sociedade, é o conjunto de regras e procedimentos padronizados socialmente, reconhecidos, aceitos e sancionados pela sociedade, cuja importância estratégica é manter a organização do grupo e satisfazer as necessidades dos indivíduos que dele participam. As instituições são, portanto, conservadoras por essência, quer seja família, escola, governo, polícia ou qualquer outra, elas agem fazendo força contra as mudanças, pela manutenção da ordem.

4- Fato social “normal” é aquele que não extrapola os limites dos acontecimentos mais gerais da sociedade, ou seja, são permanentes. Os fatos sociais “patológicos”, por sua vez, são aqueles que se encontram foras dos limites permitidos pela ordem social e pela moral vigente, sendo considerados transitórios e excepcionais.
O crime é, portanto, um fato social normal porque sempre esteve presente na sociedade e é aceito pela moral vigente e ordem social, o que pode ser comprovado analisando códigos penais, que preveem castigos para determinadas atitudes, tais atitudes essas que consideramos crimes.

5- Um quadro de anomia pode levar um sujeito a depressão e ao suicídio. A anomia consiste na perda das normas em uma sociedade, o que geralmente resulta em ações

Relacionados

  • pingadinho - 3
    597 palavras | 3 páginas
  • pingadinho DURKHEIM
    926 palavras | 4 páginas
  • PINGADINHO 1 SURGIMENTO SOCIOLOGIA
    612 palavras | 3 páginas