Arquitetura (sapateira)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (570 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O turismo é a única política social que consome elementarmente o espaço. Daí a importância de entendermos o interesse da geografia pelo turismo.

Como entender esse fenômeno? Fazendoum estudo, uma abordagem sobre a introdução à geografia do turismo, uma abordagem socio-espacial.

A prática social do turismo está diretamente ligada à geografia, não se pode falar em turismo e nãolembrar da geografia. Pois a ciência geográfica está sempre atenta a toda e qualquer manifestação da sociedade, sem esquecer os problemas gerados pela relação homem-natureza.

Daí a importância dese fazer um estudo, uma compreensão do turismo, do ponto de vista de sua dimensão socio-espacial. Fazendo um estudo do turismo sob a ótica da geografia. Entendendo a prática do turismo e suasconseqüências.

Fazendo uma "Introdução à geografia do turismo".



Os conceitos mais utilizados em abordagens sobre geografia do turismo são de uso comum, ou seja, fazem parte do vocabulário não somentede estudiosos de turismo, mas de pessoas em geral e ainda são motivo de debates e polêmicas.

1.1 Turismo

O turismo, que, antes de mais nada, é uma prática social, vem mudando de sentindo aolongo da história e cada nova definição consiste em nova tentativa de se conceituar algo que tem, reconhecidamente, uma dinâmica inquestionável. É importante lembrar que, toda definição de conceito ésempre carregada de ideologia e exprime, portanto, alguma forma particular de se ver o mundo, por parte daqueles que criam essas definições.

Entre as inúmeras definições de turismo, há que se destacaraquela adotada pela Organização Mundial de Turismo (OMT). Segundo a OMT, o turismo é uma modalidade de deslocamento espacial, que envolve a utilização de algum meio de transporte e ao menos umpernoite no destino; esse deslocamento pode ser motivado pelas mais diversas razões, como lazer, negócios, congressos, saúde e outros motivos, desde que não correspondam a formas de remuneração direta....
tracking img