Arquitetura Eg pcia

533 palavras 3 páginas
Arquitetura Egípcia: Pirâmide de Quéops
1. Introdução
O presente trabalho trata sobre as pirâmides do Egito Antigo, mais concretamente sobre como tais arquiteturas surgiram, e especificamente sobre a Pirâmide de Quéops. Hoje, mesmo depois de muitas pesquisas e estudos, o processo de construção das pirâmides ainda é considerado um mistério.
Entre a III dinastia e a XII dinastias, durante um milênio (2630 e 1640 a.C.), os egípcios construíram suas famosas pirâmides. Foram os gregos, entretanto, que chamaram tais monumentos de pyramis (plural pyramides), o que resultou na palavra pirâmide em português. Os egípcios pregavam a imortalidade da alma e do corpo. O túmulo para um egípcio era o seu castelo da eternidade, e deveriam ser ricamente ornamentadas com tesouros, roupas, artefatos de cerâmica, objetos pessoais e até mesmo alimentos. As pirâmides egípcias destinavam-se aparentemente a servir de sepultura, além de serem o centro de um complicado e pomposo cerimonial religioso.
2. Objeto
As pirâmides não foram inicialmente pensadas e diretamente construídas, foram desenvolvidas a partir de tumbas criadas para cobrir a cova do morto, que eram chamadas mastaba (em árabe, significa “banco”). Cada mastaba tem um formato retangular e uma única porta. Posteriormente, a construção foi ampliada para diversas salas decoradas com cenas do cotidiano da vida dos egípcios. Esses templos funerários eram ocupados por faraós das primeiras dinastias do Antigo Império, por virizes, por grandes chefes e por superintendentes. As primeiras mastabas encontravam-se na região de Sakara.
A Pirâmide de Quéops foi escolhida como objeto de estudo, devido à sua participação no Complexo de Gizé, e por sua beleza arquitetônica. Ela foi construída por Quéops (um grande faraó do Egito Antigo, que pertenceu à IV dinastia) em 2500 a.C., com o objetivo de que essa lhe servisse de eterna morada. Com uma altura original de 146m e atual de 138m, tem uma inclinação de 51º e possui 2,3 milhões de blocos de

Relacionados