Arquitetura de computadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1124 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Frequentemente ouvimos falar ou lemos sobre termos e siglas usadas na área de Informática e nem todos sabemos seu significado.
Segue-se uma relação de siglas. Para cada uma delas, pesquise seu significado, colocando ao lado o significado de cada caractere da sigla.

Além disso, para cada sigla, elabore um breve resumo de seu significado e emprego na informática, preferencialmente utilizandosuas próprias palavras.
DMA - CRT - RISC - ULA - DDR - EPROM
SATA - IDE - USB - ROM - BIOS - SUN

DMA - (Direct Memory Acess) – Acesso Direto a memória.
São canais utilizados apenas por dispositivos de legado (placas ISA, portas paralelas e drives de disquetes), transfere dados diretamente para a memória RAM reduzindo assim a utilização do processador.

CRT - (Catodic Ray Tube) - Tubo deraios catódicos.
É o componente mais importante do monitor. O CRT é o que faz a imagem que se vê na tela e suas características determinam principalmente a qualidade da imagem que se vê na tela. Muitas vezes o monitor é chamado de “o CRT”, e um detalhe importante é que todos os monitores CRT são analógicos.

RISC - (Reduced Instruction Set Computer) – Computador com conjunto reduzido deinstruções.
São processadores capazes de executar apenas algumas poucas instruções simples. Por terem um menor numero de circuitos, podem trabalhar com freqüências mais altas. São chips mais simples e por isso muito mais barato.

ULA – (Unidade Lógica Aritmética)
É a unidade central do processador que executa as operações aritméticas e lógicas, comparações entre itens da memória, movimentos de dadosna memória, tomadas decisões, etc. A complexidade da ULA é proporcional a complexidade do sistema em que será realizada.

DDR – (Double Data Rate).
Memória que substituiu as DSRAM ou DIMM. O grande diferencial da tecnologia DDR está em sua capacidade de realizar o dobro de operações solicitadas pelo processador, outro aspecto importante é que reduzem o consumo de energia, fator muito importanteem dispositivos portáteis. Tiveram grande aceitação no mercado, mas a evolução da tecnologia principalmente no que se refere a processadores foram lançadas as DDR2 e DDR3, para acompanhar as velocidades dos chips.

EPROM – (Erasable Programmable Read-Only Memory)- Memória de leitura apagável programável.
Memória ROM que tem como característica a capacidade de permitir que dados sejamregravados no dispositivo. É vendida virgem e o programa é gravado em um gravador apropriado. O apagamento é feito expondo o chip a uma luz ultra violeta por um determinado tempo.

SATA – (Serial Advanced Technology attachament)
É uma tecnologia de transferência de dados entre um computador e um dispositivo de armazenamento em massa. Foi criado para substituir o tradicional IDE. Sua transmissão dedados é em série. Possibilita o uso da técnica Hot Swap, o que possibilita a troca de discos Serial ATA mesmo com o micro ligado. Este recurso é muito útil em servidores que precisam de reparos, mas não podem parar de funcionar.

IDE: (Integrated Drive Electronics) - Eletrônica de Drive Integrada.
É a interface de comunicação entre a placa mãe e os dispositivos de armazenamento HDs, CDs,DVDs,...).Inicialmente suportavam apenas HDs, mesmo com a popularização da interface SATA, as portas IDE continuam sendo inclusas nas placas recentes, para diferenciar os drives instalados é usado um jumper que define as posições de cada um, transmite dados através de cabos de 40 4 80 fios paralelos.

USB: (Universal Serial Bus).
Tecnologia que tornou mais rápida e fácil a conexão de diversas aparelhos(câmeras, impressoras, leitores de cartões,...) ao computador evitando o uso de diferentes tipos de conectores para cada dispositivo. A maioria dos dispositivos que usam USB não precisa de energia com exceção de scanners e impressoras. Pode-se conectar mais de um aparelho ao mesmo tempo, através de hubs, e é compatível com diversas plataformas e sistemas operacionais. Hoje em dia encontramos...
tracking img