Arquiteto camilo sitte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2952 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1)Introdução


No período industrial a Europa (posteriormente o resto do mundo) sofria uma intensa mudança nas condições de vida do trabalhador braçal, provocando inicialmente um intenso deslocamento da população rural para as cidades. No início da Revolução Industrial, os operários viviam em condições miseráveis se comparadas às condições dos trabalhadores do século seguinte. Estestrabalhadores viviam em moradias sem nenhum requinte de conforto e higiene, como os cortiços. Neste contexto surgem os pensamentos de Camilo Sitte, (Viena, 17 de abril de 1843 — Viena, 16 de novembro de 1903), um arquiteto e historiador da arte, austríaco, diretor da Escola Imperial e Real de Artes Industriais de Viena, para solucionar problemas dos modos de vida do período industrial, focando seu trabalhono movimento sanitarista, higienista e na adequação da cidade industrial.
Sitte foi o autor do estudo urbanístico: Construção das Cidades Segundo seus Princípios Artísticos ("Der Städtebau nach seinen künstlerischen Grundsätzen"). Neste livro, através de uma análise das cidades na história, Sitte propõe reavaliar a cidade através de seus espaços existentes, principalmente suas praças. Ele tratavaa cidade como uma obra de arte, e não como local que deveria atender somente às necessidades técnicas,mas um espaço com diversidade de lugares, visto como uma
somatória de fragmentos: “[...] seus inúmeros exemplos de plantas de praças, pedaços recortados de um tecido urbano mais vasto, em vez de perspectivas em vôo de pássaro, ou as plantas do conjunto da cidade reunindo dados diversos.”(ANDRADE, 1992 p. 4) .
Segundo Françoise Choay[1] seu objetivo foi o de "polemizar contra as transformações de Viena e o planejamento do Ringstrasse [ ² ].
Neste período de industrialização européia, final do século XIX, foi também a época de grandes pensadores como Marx, Le Corbusier, Haussman,
entre outros. Os trabalhos de Camilo Sitte foram grandes influenciadores no surgimento do urbanismo comodisciplina.


Camilo Sitte



1. historiadora das teorias e formas urbanas e arquitetônicas e professora de urbanismo, arte earquitetura na Université de Paris VIII.

2. estrada circular circundando o distrito de Innere Stadtem Viena.
2) Características Projetuais

Sitte possui uma forma bem característica de interpretar o projeto, para ele há pontos indispensáveis que muitas vezesestão em segundo plano para outros teóricos, como exemplo, o preservacionismo e a irregularidade. Ele relega para segundo plano, questões como zoneamento, as infra-estruturas, densidades, índices urbanísticos ou o funcionamento da cidade, por isso Sitte revela-se incapaz de controlar o organismo urbano e a grande cidade, a qual exigiria certamente outros métodos tais como elementos estruturantes egrandes traçados. Suas principais características projetuais são:
a) Racionalismo moderno: Marcada pela higienização das cidades industriais, os progressistas entendiam a cidade dividida em funções urbanas, com a multiplicação dos espaços verdes, criação de protótipos funcionais, e racionalização do habitat coletivo.Um dos principais representantes desse grupo era Le Corbusier, que trabalhavavacidade e a arquitetura como uma máquina de morar, baseada na mesma lógica fabril de produção.
b) Preservacionismo: Salvar o que resta das cidades antigas e aproximar as criações aos modelos antigos. É clara a intenção preservacionista de Sitte, que valoriza o ambiente antigo em detrimento ao regular.
c) Pitoresco: Outro aspecto que faz parte dos conceitos utilizados por Sitte é a noção de pitoresco;sua definição vem de uma categoria estética do final do século XVIII, refere-se a “paisagem natural e representada distinto do sublime”, valoriza a assimetria, a irregularidade, a espontaneidade e a perspectiva; característico do romantismo. “O vocábulo pitoresco”, usual na linguagem cotidiana em inúmeras acepções tomadas por analogia de seu sentido etimológico – pitoresco, no italiano, deriva...
tracking img