Arquitetia pos moderna

534 palavras 3 páginas
MODERNIDADE E PÓS-MODERNIDADE

Propostas contemporâneas
Têm início com a morte dos grandes Arquitetos modernistas (Le Corbusier , Gropius, e Mies Van .)
Com forte processo de crítica e revisão conceitual da própria cultura arquitetônica ,se organizam mudanças com restabelecimento das bases , com reforço nos fundamentos disciplinares da Arqui. Através de apoios externos. Entra em crise o movimento moderno.
Já as propostas contemporâneas de inicio ñ seja clara e preestabelecida , ela se configura a partir da negativa daquilo que ñ se quer , da insatisfação . Seus resultados serão edificações que querem se soltar do solo , fragmentadas e com variações de temas : volume , cores e materiais. Forma-se uma corrente racionalista perante essa informalidade contestatória que continuam resolvendo problemas arquitetônicos , mas ignorando a crise modernista.
FORMA E MEMÓRIA
Em contraposição da idéia Modernista de que a forma segue a função , surge a personalidade de Luis Kahn , ele denuncia o erro de que forma ñ se separa da função .Para ele a forma está sempre com a funçâo no processo de projeto . As formas de Louis Kahn busca definir elementos de serviço , concentrando a organização em torno deles circulação e instalações : torres de escada , elevadores ou torres de serviço, com isso ele cria formas pontuais onde são alojadas as partes independentes do processo metodológico funcionalista , as formas que acompanham sem condicionar as primeiras definições da função . E depois ele defende a memória como base da Arquitetura que aflora por uma exigência imposta por uma função : memória geométrica , histórica ou técnica que surge como releitura da forma.
A CRISE DISCIPLINAR
Com as críticas ,questiona-se a cidade moderna e a posição disciplinar da Arquitetura.surge novas formulações da cidade.Centra-se um debate cultural da realidade da cidade contemporânea contra posta à utopia da cidade análoga.
O resgate da memória , entendida como a história sendo o fato

Relacionados