Arnta

3385 palavras 14 páginas
Classificação Taxonômica:
Reino: Animal
Filo: Chordata
Subfilo: Vertebrata
Classe: Mammalia
Ordem: Perissodactyla
Família: Tapiridae
Gênero: Tapirus

CLASSE: MAMMALIA

ORDEM: PERISSODACTYLA – ungulados (animais de cascos ímpares 3)

FAMÍLIAS:

TAPIRIDAE – Anta
RHINOCEROTIDAE – Rinoceronte (exótico) – parentesco mais próximo
EQUIDAE – Cavalo (mesma ordem)

ESPÉCIES: Tapirus terrestris – Anta-brasileira ou anta das terras baixas (AMEAÇADO DE EXTIÇÃO) – por perde áreas de habitat com a devastação de florestas e matas, e a caça para alimentação e esporte, que ocorre em algumas regiões.

*** A espécie encontra-se amplamente distribuída do leste dos Andes até o norte da Argentina, nas Guianas, Suriname, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Argentina, Paraguai e Brasil, onde se localiza na Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, e Pantanal (BROOKS et al., 1997; FURTADO et al., 2010). Segundo EISENBERG (1997), podem ocupar ambientes de cerrado, semi-árido e florestas deciduais, mas preferencialmente próximos a corpos d’água e de ambientes flúvio-lacustre. Vêm sofrendo redução drástica do seu hábitat e enfrentando pressão de caça ao longo de toda sua distribuição geográfica (REDFORD & EISENBERG, 1992; MANGINI et al., 2000; FURTADO et al., 2010). ***

CURIOSIDADES

*** é um dos maiores mamíferos da fauna neotropical (MANGINI et al., 2000), sendo o maior mamífero do Brasil, pesando entre 150 e 200 Kg.

*** Desempenha um importante papel na estabilidade do ecossistema, devido à sua função na dispersão e predação de sementes, forrageio de plantas, reciclagem de nutrientes e fornecimento de alimento para a fauna coprófaga (CAÑAS, 2010).

*** Indivíduos da espécie apresentam uma crina exuberante na região dorsal do pescoço, que é de gordura e tecidos moles, sendo coberta por longos ALos negros (HERNANDEZ-DIVERS AL AL., 2007).

REPRODUÇÃO

*** gestação dura por volta de treze meses; (1 filhote) – caracterizado por suas

Relacionados