Arnold gesel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1228 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Anatomofisiologia

A Anatomofisiologia tem como objecto de estudo o conhecimento integrado da estrutura e fisiologia do aparelho locomotor e do seu sistema de regulação, o sistema nervoso. Pretende desenvolver-se nos alunos a capacidade de interpretação, análise e intervenção nos fenómenos anatomofisiológicos inerentes ao movimento e actividade física...
Este será um dos melhores sites deanatomia do corpo humano de sempre. Será totalmente em português para uma melhor compreensão da anatomia funcional estrutural de todo aparelho locomotor humano.

Anatomia humana é um campo especial dentro da anatomia. Ele estuda grandes estruturas e sistemas do corpo humano, deixando o estudo de tecidos para a histologia e das células para a citologia. O corpo humano, consiste de sistemas, que sãoformados de órgãos, que são constituídos de tecidos, que por sua vez são formados por células.

ANATOMOFISIOLOGIA DO JOELHO
O joelho, do latim Genu, é um complexo articular que envolve as seguintes estruturas ósseas:
* Fémur;
* Tíbia;
* Rótula.
O joelho é a articulação intermédia do membro inferior e é a maior do corpo, sendo ela constituída segundo a maioria dos autores,nomeadamente por Kapandji e Magee, por três articulações: a tíbio-femural, a fémuro-rotuliana e tíbio-peroneal superior.
Contudo, Norkin, não considera a articulação tíbio-peroneal superior como parte do complexo articular do joelho, uma vez que não está contida no interior da cápsula articular do joelho.
Do ponto de vista mecânico, Kapandji considera o joelho é um caso surpreendente, visto que deveconciliar dois imperativos contraditórios:
* Possuir uma grande estabilidade em extensão máxima;
* Adquirir uma grande mobilidade a partir de certo ângulo de flexão.
O joelho resolve estas contradições graças a dispositivos mecânicos extremamente sofisticados; porém, como as suas superfícies possuem um encaixe frouxo, condição necessária para uma boa mobilidade, ele está sujeito a entorses eluxações.
Quando está em flexão, posição de instabilidade, o joelho está sujeito ao máximo a lesões ligamentares e dos meniscos.
ARTICULAÇÃO TÍBIO-FEMURAL
 
Esta é uma articulação classificada segundo Magee, em dobradiça modificada que apresenta três graus de liberdade. As superfícies articulares da tíbia e fémur não são congruentes, o que capacita os dois ossos a moverem-se em quantidadesdiferentes, com orientação dos músculos e ligamentos. Os dois ossos aproximam-se da congruência em extensão completa e rotação lateral da tíbia – posição de máxima aproximação.
A posição de repouso desta articulação é de 25º de flexão.
O espaço entre a tíbia e o fémur é parcialmente preenchido por dois meniscos que são fixados aos côndilos tibiais e aumentam a congruência e também ajudam nalubrificação e nutrição da articulação. Eles melhoram a distribuição do peso e aumentam a área de contacto entre os côndilos. O menisco medial é uma parte pequena de um círculo grande (em forma de C) e é mais espesso posterior que anteriormente. O menisco lateral é uma parte grande de um círculo pequeno (em forma de O) e é, geralmente, uniforme na sua espessura. Ambos os meniscos são mais espessos aolongo da periferia comparativamente com a margem interna.
ARTICULAÇÃO FÉMURO-ROTULIANA
 É uma articulação plana modificada, sendo a superfície articular lateral da rótula mais larga. Existem movimentos longitudinais, transversais e rotações. É formada pela superfície anterior distal do fémur – face patelar, e a faceta ímpar da rótula.
A rótula contém a mais espessa camada de cartilagem do corpo.Ela possui cinco facetas: superior, inferior, medial, lateral e ímpar. Sendo a faceta ímpar a que mais frequentemente é afectada em primeiro na condromalácia da rótula.
Superfície Articular Rotuliana
A superfície posterior da rótula é recoberta pela cartilagem articular e dividida por uma crista vertical.
A rótula melhora a eficácia da extensão durante os últimos 30º de extensão (até 0º de...
tracking img