Armazenamento de produtos perigosos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7231 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 14
2. JUSTIFICATIVA 16
3. OBJETIVOS 17
3.1 Objetivo Geral 17
3.2 Objetivos Específicos 17
4. ARMAZENAMENTO 18
4.1. Armazenamento Geral 18
4.2. Armazenamento de Produtos Perigosos 18
5. PRODUTOS QUÍMICOS 19
5.1 Produtos Químicos Perigosos 19
5.2 Classificação dos Produtos Químicos 19
A. Simbologia dos Produtos Químicos 22
B. Classificação ONU dos ProdutosPerigosos 23
C. Embalagens Especiais 23
5.3 ARMAZENAMENTOS DE PRODUTOS QUÍMICOS 28
 Acondicionamento 28
 Cuidados Especiais 30
 Normas especificas (leis) 31
 Movimentação 35
 Identificação 38
 Layout 38
 ESTUDO DE CASO 40
6. METODOLOGIA 49
7. CONCLUSÕES 50
8. ANEXOS 51
9. BIBLIOGRAFIA 53

LISTA DE FIGURA

Figura 1 22
Figura 2 28
Figura 3 41
Figura 4 42
Figura 5 43Figura 6 43
Figura 7 44
Figura 8 44
Figura 9 45
Figura 10 45
Figura 11 46
Figura 12 46
Figura 13 47
Figura 14 47

1. INTRODUÇÃO
A logística tem a responsabilidade de coordenar processos de produção internos como: recebimento, produção, armazenagem, expedição, distribuição e transporte, de tal maneira que o produto/serviço chegue ao seu objetivo como menor custo e o menor tempo.Mas o que significa “Logística”? Segundo Cavanha Filho (2001, p.3), podemos definir o conceito de logística como sendo, a parte do processo da cadeia de suprimento que planeja, implementa e controla o eficiente e efetivo fluxo de estocagem de bens, serviços e informações relacionadas, do ponto de origem ao ponto de consumo, visado atender aos requisitos dos consumidores.
Um armazém logísticopode ser definido como uma combinação de estratégias de longo prazo e da necessidade das operações diárias. Esses tipos de armazéns dão flexibilidade e satisfação ao cliente, já que, neles se pode armazenar a produção industrial antes que a mesma seja enviada para o seu local de consumo.
Podem ter uma variação de tipo de local físico, dependendo da característica e necessidade do cliente/produto,como: local coberto, local descoberto, local com temperatura controlada, etc. A forma de estocagem dos produtos também podem variar, como por exemplo: prateleiras, gavetas, cantilever, baias entre outros. Assim os produtos químicos exigem uma atenção especial, a quantidade de produtos químicos que são produzidos, armazenados e usados anualmente é imensa, sendo que a grande maioria de seusprodutos é constituída por produtos perigosos, com potencial risco de acidentes, as estatísticas tem demonstrado que os acidentes ocorrem por uma falha no sistema, podendo ser humana ou não. Com o intuito da redução de acidentes e a manutenção de seu negócio, indústrias que trabalham com produtos químicos procuram a cada dia mais buscar a melhoria de seus produtos/serviços, como por exemplo,certificações ISO 9000, ISO 14000 e SASSMAQ, sendo esse último especifico para o transporte e armazenamento de produtos químicos perigosos.
Portanto é necessário aplicar todos os recursos necessários para a manipulação correta dos produtos químicos perigosos, bem como a adequação de locais de armazenamento, conhecendo as características físico químicas de produtos que podem ser encontrados na FISPQ (Ficha deInspeção e Segurança de Produto Químico).
Assim, conhecendo as especificidades de cada produto, bem como suas exigências legais, como procedimentos em casos de acidentes, cuidados especiais com movimentação e transporte, e a determinação de responsabilidades registradas em organogramas aprovados pela alta administração, podemos ter um armazém de produtos químicos seguro que agregue valor esegurança ao cliente que neste armazém confia seus produtos.

2. JUSTIFICATIVA
O presente trabalho de conclusão de curso fornece orientações para as corretas condições físicas do local de armazenamento de produtos químico, procurando reduzir o alto número de acidentes por falta de organização correta.
A armazenagem é constituída por um conjunto de funções de recepção, descarga, carregamento,...
tracking img