armand martellar

1799 palavras 8 páginas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS – DCH III
CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – JORNALISMO EM MULTIMEIOS FÉLIX

Análise da matéria sobre o Jornal Digital de Yoani Sánchez na revista Veja

Trabalho apresentado à disciplina Realidade Latino Americana, ministrada pela professora Gislene Moreira, como requisito parcial de avaliação.

JUAZEIRO
JUNHO/ 2014
Objetivo Geral:

O objetivo do projeto é analisar a matéria publicada na revista Veja, dia 21/05/2014, intitulada “Yoani Sánchez lança jornal digital, e página é bloqueada”.

Objetivo Específico:
- Analisar o posicionamento adotado nesta matéria frente aos aspectos retratados no livro “Para ler o Pato Donald”;

- Relacionar a política partidária da revista com a do país em questão (Cuba);

- Identificar qual o direcionamento dado ao texto;

METODOLOGIA:

Com base nos estudos de Armand Materllart, pensador e pesquisador da comunicação, e a partir das suas metodologias, que são guiadas pelas transformações do mundo, o presente trabalho utilizará o método da economia política. Este método utilizado por Materllat pesquisa os sistemas e as redes de informação hegemônicos com o intuito de compreender o funcionamento do capitalismo e do poder da mídia no campo da comunicação social.
Mattelart junto ao chileno Ariel Dorfman escrevem o livro “Para Ler o Pato Donald” e atacam a esquerda imperialista ao denunciar a ideologia imperialista que dominava as “inocentes” histórias infantis da Disney. No presente trabalho esse livro servirá como base para a discursão sobre os aspectos capitalistas x socialistas; que serão aqui apresentados dentro da matéria sobre cuba na revista Veja.
Atrelado a isso, o presente trabalho propõe ainda fazer uma análise semiótica da matéria em questão “Yoani Sánchez lança jornal digital, e página é bloqueada”, com o intuito de perceber qual o posicionamento que foi dado ao texto, ou

Relacionados