Armadilha para moscas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1288 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ISNTITUTO AVANÇADO DE ENSINO SUPERIOR DE BARREIRAS- IAESB
FACULDADE SÃO FRANCISCO DE BARREIRAS-FASB
CURSO DE AGRONOMIA

FILIPE OLIVEIRA GUSMÃO
IGOR HENRIQUE
NATÁLIA PALOMA KERBER SALDANHA
TATIANE NINOS
WEILLER RAMIRES DE SOUZA

ARMADILHA ENTOMOLÓGICA

BARREIRAS- BA
2012
FILIPE OLIVEIRA GUSMÃO
IGOR HENRIQUE
NATÁLIA PALOMA KERBER SALDANHA
TATIANE NINOS
WEILLER RAMIRES DE SOUZAARMADILHA ENTOMOLÓGICA
ARMADILHA PARA MOSCAS

Trabalho apresentado a professora Juliane Karsten pelos alunos: Filipe Oliveira, Igor Henrique, Natália Paloma, Tatiane Ninos e Weiller Ramires do 4º semestre do curso de Agronomia da FASB na disciplina de Entomologia Geral como requisito parcial para avaliação do 3º semestre.
Trabalho apresentado a professora Juliane Karsten pelos alunos: FilipeOliveira, Igor Henrique, Natália Paloma, Tatiane Ninos e Weiller Ramires do 4º semestre do curso de Agronomia da FASB na disciplina de Entomologia Geral como requisito parcial para avaliação do 3º semestre.

BARREIRAS- BA
2012
INTRODUÇÃO

A armadilha apresentada foi desenvolvida para capturar e impedir que moscas tsé-tsé causadoras da doença do sono migrassem para aldeias presentes na zona decontágio na África. Um entomologista britânico criou a armadilha e instalou diversas delas ao redor das aldeias com a intenção de diminuir o risco da invasão desses insetos.
Essa armadilha ajuda a reduzir o número de moscas que são disseminadoras de doenças em humanos e animais domésticos ou de produção. Porém, livrar-se completamente das moscas é quase impossível.
A armadilha é utilizadatambém por entomologistas para a captura desses insetos de forma que eles fiquem intactos para conseguintes análises e coleções. (Blog: nocturno, 2012)

Armadilha para Moscas

Essa armadilha promete reduzir o número de moscas indesejadas em ambientes de transição humana e de animais domésticos, como também capturar moscas sem afetar sua estrutura para fins de análises entomológicas.
Essaarmadilha promete reduzir o número de moscas indesejadas em ambientes de transição humana e de animais domésticos, como também capturar moscas sem afetar sua estrutura para fins de análises entomológicas.

1º COMO FOI MONTADO?

Materiais utilizados (Foto 1):
- 2 garrafas pet;
- Tinta preta;
- Material orgânico;
- Tesoura com ponta ou estilete;
- Fita durex;
- Pincel;
- Prego e barbante.Materiais utilizados (Foto 1):
- 2 garrafas pet;
- Tinta preta;
- Material orgânico;
- Tesoura com ponta ou estilete;
- Fita durex;
- Pincel;
- Prego e barbante.


1º Passo: com o auxílio da tesoura, foram feitos três furos em forma de U na base de uma das garrafas sendo um maior que os outros para queseja inserido o material orgânico (Foto 2); com o auxílio de um pincel pintou-se pouco mais da metade da garrafa com tinta preta, partindo da base, a mesma foi reservada (Foto 3).

2º Passo: com o auxílio da tesoura, a outra garrafa foi cortada ao meio na medida de ²/3 a partir da parte superior; na extremidade da mesma foram feitos pequenos cortes verticais para facilitar o encaixe na outragarrafa. Com o material que sobrou retirou-se uma folha para fazer o tubo que foi inserido na boca da garrafa reservada. (Foto 4)

3º Passo: para fazer o tubo citado acima não foi necessário utilizar a fita para firma-lo, mas caso contrário utilizar; após inserção do tubo na abertura da garrafa pintada de preto sem tampa, na mesma foi encaixada a garrafa cortada com tampa, não foi necessário fixar umana outra passando a fita durex em cima da junção, mas caso contrário utilizar. (Foto 5)

4º Passo: com a estrutura já pronta o material orgânico em decomposição (isca) foi inserido na base através do furo maior (Foto 5); passou-se um barbante na tampa da parte superior da estrutura e em seguida foi instalada no quintal de uma casa propício a aglomeração de moscas (Foto 6). Esse local varia...
tracking img