Armaazens

3184 palavras 13 páginas
2012
Maria Flora Manzambi
Nr.º 2855
Curso: RCI
Docente: Prof. José Neto

Armazenagem Logística

Índice

Introdução 3 Sistema Logístico 4 Sistema de Armazenagem 7 Planeamento de Stock 14 Canais de distribuição 17 Bibliografia 19

Introdução

A escolha do meu tema “Armazenagem Logística”, para o Seminário referente ao curso de Relações Comerciais Internacionais, tem como objectivo estudar o funcionamento dos armazéns.

Como tal, é quase impossível falar de armazenagem como um tema único, sem abordar a vertente Logística e consequentemente os vários tipos de Stock.

“O aumento da concorrência e a globalização da oferta tornam a qualidade e o preço os factores diferenciadores de maior importância. Assim, a forma de manter as margens praticadas será apostar numa maior eficiência de toda a cadeia logística, através da redução dos custos da cadeia mantendo ou mesmo melhorando a qualidade do serviço.”

(Aldridge, 2000)

Sistema Logístico

A Logística foi desenvolvida pelos militares para delinear estratégias de abastecimento dos seus exércitos nos "fronts" de batalha, com o intuito de lhes facultar armamentos, munições, medicamentos, alimentos e vestuários adequados, nas quantidades certas e no tempo certo. Esta ‘organização’ era de grande importância, uma vez que em nada adiantaria se os soldados recebessem tudo aquilo que necessitavam depois de derrotados pelo inimigo.

No entanto, só no fim dos anos 50 é que as empresas começaram a utilizar os conceitos da logística aplicados aos setores privados da indústria e do comércio, com o intuito de suportar os requisitos dos clientes e dos mercados consumidores. Nos anos 70, os produtores desenvolveram as suas próprias redes de ditribuição como forma de fazer chegar os seus produtos aos mercados de destino e controlar os canais comerciais.

A logística então surge como sendo o processo de planear, implementar, e controlar a eficiência dos fluxos e armazenagem dos produtos, dos

Relacionados