Aristóteres

256 palavras 2 páginas
Aristóteres
Vida: Filósofo grego, aluno de Platão e professor de Alexandre, o Grande, é considerado um dos maiores pensadores de todos os tempos e criador do pensamento lógico.

Aristóteles figura entre os mais influentes filósofos gregos, ao lado de Sócrates e Platão, que transformaram a filosofia pré-socrática, construindo um dos principais fundamentos da filosofia ocidental. Aristóteles prestou contribuições fundantes em diversas áreas do conhecimento humano, destacando-se: ética, política, física, metafísica, lógica, psicologia, poesia, retórica, zoologia, biologia, história natural.

É considerado por muitos o filósofo que mais influenciou o pensamento ocidental, a exemplo das palavras que ele criou e que passaram para quase todas as linguas modernas (atualidade, axioma, categoria, energia, essência, potencial, potência, tópico, virtualidade e muitas outras). Sua influência também pode ser percebida na obra "A Divina Comédia" de Dante Alighieri já que toda a astronomia dantesca se funda em Aristóteles e seus comentadores.
Idéia: " O sábio nunca diz tudo o que pensa, mas pensa sempre tudo o que diz. "
" Ter muitos amigos é não ter nenhum. "
" Nunca existiu uma grande inteligência sem uma veia de loucura. "
Curiosidades: Aristóteles pesquisou muitas coisas, inclusive os insetos. O filósofo notou que eles têm o corpo separado em três itens. Aristóteles escreveu detalhadamente sobre os diversos elementos da história natural dos insetos. Isso tudo permaneceu praticamente sem qualquer atenção até 1600, cerca de 2000 anos...! Foi só então que o pesquisador Ulisse Aldrovandi lançou a obra De animalibus insectis (Tratado dos insetos).
Bibliografia:
ENCICLOPÉDIA Semanal Ilustrada Conhecer. Vol5, fascículo 56, pág. 1120. São Paulo, Abril, 1966.

Relacionados

  • Aristoters
    478 palavras | 2 páginas
  • Resumo a politica de aristoteres, livro 4 e livro 7
    2227 palavras | 9 páginas
  • O Padre Landell De Moura E A Transmissa O Sem Fio
    4194 palavras | 17 páginas