Aristocracia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (320 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aristocracia
Do grego aristokratía; aristoi = melhores; kratía = força, poder.
Significa “governo dos melhores”: o governo é exercido por poucas pessoas, que podem ser nobres ou não. Na Gréciaantiga, Aristóteles considerava a aristocracia uma boa forma de governo, voltada para os interesses da comunidade. A Oligarquia, ao contrário, seria uma forma ruim de governo, que só atenderia ainteresses particulares. A partir a Idade Moderna, o termo aristocracia passou a ser entendido simplesmente com um grupo de nobres, pessoas privilegiadas por direito hereditário.Aristocracia (do grego αριστοκρατία, de άριστος (aristos), melhores; e κράτος (kratos), poder,Estado), literalmente poder dos melhores, é uma forma de governo na qual o poder político é dominado por um grupo elitista. Normalmente, aspessoas desse grupo são da classe dominante, como grandes proprietários de terra (latifundiários), militares, sacerdotes, etc. Um exemplo de estado governado pela aristocracia é aantiga cidade-estado de Esparta que, durante toda a sua história, foi governada pela aristocracia latifundiária guerreira.
-------------------------------------------------
Pontos de vista
Aristóteles chegou a afirmar que aaristocracia é o poder confiado aos melhores cidadãos, sem distinções de nascimento ou riqueza.
Em Platão, o termo aristocracia se funda na virtude e na sabedoria. Caberia, portanto, aos sábios, aosmelhores, enfim, dirigir o Estado no rumo do verdadeiro bem.
Em Do contrato social, Jean-Jacques Rousseau define como aristocracia, um governo no qual são magistrados mais do que um cidadão, e menosdo que metade de todos eles; um número de magistrados maior que a metade, uma democracia; e o governo no qual há um magistrado único, do qual todos os outros recebem o poder, uma monarquia.
A partirda Idade Média, a aristocracia deixa de ser, terminologicamente, uma forma de poder para indicar um estamento diverso da nobreza e do clero, e que se sobressaía pelos altos postos...
tracking img