Arist Teles E Maquiavel C Pia

1777 palavras 8 páginas
Aristóteles e Maquiavel:
Expoentes do Mundo Político.

Introdução
Neste trabalho será abordada a evolução histórica do conceito de Estado para os filósofos Aristóteles e Nicolau Maquiavel, com o objetivo de introduzir brevemente o contexto histórico, fundamental para que haja a devida compreensão de seus preceitos atuais, destacando o surgimento e as divisões das classes que constituíam o Estado.
Aristóteles e Maquiavel, filósofos que serão estudados no presente trabalho, contribuíram significativamente no processo de evolução e compreensão do conceito de Estado, divergindo em certos pontos, porém tornando-se fundamentais no processo de sistematização do Estado atual.
Para Aristóteles, o Estado era superior ao indivíduo, que era subsidiário, porém “parte integrante” do Estado. Havia entre indivíduo e Estado uma relação de dependência mútua, caracterizada pela condição de animal cívico do homem e pela função que este possui de constituir família, elemento sem o qual o Estado não existe.
Nicolau Maquiavel atribui ao Estado caráter individual, acentuando e até exagerando o papel dos líderes, pois para ele é impossível a organização humana sem uma força maior que exerça a coerção, que vem a ser representada pelo líder político, conforme explicado na obra “O Príncipe”.

Aristóteles
Aristóteles foi um filósofo grego nascido em Estágira, em 385 a.C. Seu pai, Nicômaco, médico bastante famoso, é apontado como grande influência no seu interesse pelo conhecimento nas diversas áreas em que se aprofundou. Após a morte de seu pai, quando tinha 17 anos, Aristóteles passa a viver em Atenas, onde conhece Platão e torna-se seu discípulo. Destaca-se na escola de Platão por sua assiduidade e excepcional inteligência, porém após alguns anos de estudo rompe com o mestre, mas sem deixar de seguir e testemunhar seus pressupostos. 1
Permanece em Atenas até a morte de Platão. Em 343 a.C. aceitou o convite para se tornar o preceptor de Alexandre, filho do

Relacionados

  • platao e aristoteles
    185629 palavras | 743 páginas