Argyris

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3343 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Chris Argyris
Teoria de Chris Argyris
Um brilhante estudo sobre motivação foi realizado por Chris Argyris, na Universidade de Harvard. Este autor pesquisou efeitos da estrutura das organizações na vida dos indivíduos e concluiu que as restrições impostas aos empregados pelas estruturas empresariais, com o fim de garantir a ordem e a eficiência, geram resistências e desestímulos.
SegundoArgyris, citado em Lemos (1999) freqüentemente ocorre um conflito entre a personalidade do indivíduo e a organização. Ao ingressar na empresa, o empregado leva consigo potencialidades e disposição para o trabalho, muita vontade de realizar e de progredir. Infelizmente, essa disposição nem sempre é estimulada, sendo comum o indivíduo ter seus passos tolhidos, em decorrência das limitações e exigênciasda própria estrutura formal.
Assim, a organização, que deveria contribuir como meio de o empregado dar vazão às suas qualidades, passa a ser uma fonte de bloqueios para sua capacidade de realização. Acontece com freqüência as empresas contratarem uma pessoa talentosa, mas aproveitar o mínimo de sua capacidade, porque grande parte do seu potencial é bloqueado pelo ambiente de trabalho.
Em suapesquisa Argyris, citado em Lemos (1999), identificou três fatores que levam a organização a frustrar os empregados e a dificultar a plena realização de suas potencialidades: a estrutura formal, a liderança impositiva e os controles administrativos.
A má distribuição do poder foi vista por ele como um dos pontos de frustração dos empregados, ou seja, há uma concentração de poder na mão de poucos, oque provoca apatia e falta de flexibilidade dos subordinados.Na liderança impositiva ou autocrática, os chefes tomam as decisões e exigem dos subordinados apenas o cumprimento das tarefas restritas do cargo. Os controles administrativos por sua vez, estabelecem restrições que sepultam as iniciativas, mesmo aquelas que a natureza do trabalho exige liberdade de ação e autonomia. Este ambientegeralmente gera insatisfação no trabalho.
Lemos (1999), considera que os estudos de Argyris são de indiscutível atualidade para o caso brasileiro. A empresa nacional muitas vezes é centralizadora e tem uma estrutura que bloqueia a capacidade inovadora do trabalhador, por sinal, um dos mais criativos do mundo.
Mas parece que a situação está melhorando. Estamos passando por uma fase de transição, com oadvento da administração profissional e com o poder decisório descentralizado para as mãos de executivos profissionais, diz Lemos
(1999).
Nascido em Nova Jersey, Estados Unidos, e desde 1971  professor de comportamento organizacional na Harvard Business School.
Inicialmente, o trabalho de Argyris esteve concentrado na área da ciência comportamental. Em 1957, publicou o texto Personality andOrganizaton que se tornou um clássico nos estudos que relacionam administração e comportamento.
O principal argumento de Argyris é que as empresas dependem fundamentalmente dos indivíduos que a compõem e do desenvolvimento de cada um destes.
Para o autor, a organização deve estar preocupada com a motivação das pessoas que para eía trabalham, bem como a rnaximização de todo o seu potencial.
Foi oprimeiro defensor da teoria das organizações cm constante aprendizagem ("leaming organizations"). A partir das suas pesquisas, derivaram-se dois conceitos-chave da administração:
* o single loop learning, que consiste na organização conseguir detectar e corrigir suas falhas de forma a alcançar suas metas;
* o double loop learning, definido como a capacidade de uma organização mudar suasnormas, políticas e objetivos por meio da detecção e da correção de seus erros.
As principais obras de Argyris são Personality and Organization (1957), Integrating the Individual and the Organization (1964), Organization and Innovation (1965), Management and Organizational Development (1971), Organizational Learning (1978) eReasoning, learning and Action (1982).
Nascido em 1923, Chris Argyris...
tracking img