ARGUMENTOS A FAVOR DE ROUSSEAU

457 palavras 2 páginas
ARGUMENTOS A FAVOR DE ROUSSEAU:
O soberano pode defender suas vontades antes dos direitos do povo.
Rousseau questiona a “necessidade natural” de ceder os direitos a um soberano, uma vez que este poderá não se ocupar com a vontade geral do povo, mas apenas consigo mesmo, uma vez que aquele que detém o poder também é detentor de vontades próprias e individuais, e poderá utilizar os direitos do povo como meio para o fim que é a própria auto-conservação. (www.consciencia.org)

O homem se torna mau quando a individualidade surge.
Para Rousseau, nos primórdios na existência humana os homens viviam de forma “natural” e tinham poucas necessidades, que facilmente eram satisfeitas. Esse foi à época de ouro para os seres humanos, em que não havia desigualdade entre os homens, que viviam em paz e com liberdade. Contudo, o estabelecimento da propriedade privada, o desenvolvimento da civilização teria tornado os homens gananciosos mesquinhos, avarentos e invejosos, estabelecendo a desigualdade entre os homens e desfigurando a naturalidade humana e a sua bondade. (imagohistoria.blogspot.com)

O contrato social quer igualdade social e garantir liberdade ao ser.
Defende que os homens através de um pacto se organizam numa comunidade política, e que essa comunidade deve ser, portanto, a expressão da vontade geral. Mais do que isso, para Rousseau o indivíduo abdica de sua liberdade, mas na medida em que ele é parte integrante da comunidade. Ao obedecer à lei, obedece a si mesmo, constituindo uma condição de liberdade, trata-se de “uma lei, erguida acima de si, mas por si mesmo. A pessoa é livre na medida em que dá livre consentimento à lei. E consente por considera-la válida e necessária”. (imagohistoria.blogspot.com)

O povo é soberano e é a sua vontade que deve prevalecer.
Para Rousseau é a comunidade que dá forma ao Estado, assim a soberania sempre estará com o povo. Nesse âmbito, as leis não validadas pelo povo são simplesmente nulas, e o povo jamais se submete ao governo,

Relacionados

  • livro
    38983 palavras | 156 páginas
  • A Hist Ria Da Arte Gombrich
    212808 palavras | 852 páginas
  • trabalho
    173860 palavras | 696 páginas