Area contabil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1872 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo explanar conceitos a cerca da área contábil, bem como a sua aplicabilidade nas organizações para sua dos gestores diante de suas responsabilidades.
Vale ressaltar a alta competitividade do mercado consumidor, visando atender as especificações das normas técnicas e a vasta gama de exigibilidades dos consumidores a empresa precisar se encaixar nospadrões do CFC para prestar serviços de forma mais transparente a sociedade.
É nesse contexto que entra o papel do contador, ele tem a função de auxiliar a organização a obter os melhores resultados e encontrar maneiras de se manter diante dos padrões exigidos pela lei.


APLICAÇÃO FINANCEIRA.

Desde a antiguidade os juros eram utilizados para compensar o uso do capital alheio. Segundo Francisco(1991) “juros compostos, acumulados ou capitalizados são os que, no fim de cada período, são somados ao capital constituído no inicio, para produzirem novos juros no período seguinte”.
O regime de capitalização composta é o que está mais próximo da realidade, e gera maior lucratividade ao investidor. Os juros serão incorporados ao capital inicial e geraram mais juros nos próximos períodos.
Porisso a necessidade de reconhecimento da receita mensal, para que não haja equívocos na capitalização das receitas. Receita corresponde a acréscimos nos ativos ou decréscimos nos passivos, reconhecidos e medidos em conformidade com princípios de contabilidade geralmente aceitos, resultantes dos diversos tipos de atividades e que possam alterar o patrimônio líquido.
AVALIAÇÃO DE ESTOQUES
InventárioPeriódico ocorre quando os estoques existentes são avaliados na data de encerramento do balanço, através da contagem física.
Optando pelo inventário periódico, a contabilização das operações que envolvem mercadorias pode ser efetuada utilizando a Conta Mercadorias Mista ou a Conta Mercadoria Desdobrada.

Inventário Permanente é aquele em que há um controle de forma contínua do estoque, poisdá-se a baixa disto custo das mercadorias vendidas a cada operação de venda. A conta Mercadorias, a qualquer momento, reflete o valor das mercadorias que se encontram em estoque.
No Inventário Permanente, é indispensável a utilização de um instrumento extra contábil, a Ficha de Controle e Avaliação de Estoque, também chamada de Ficha de Estoque. Por meio da Ficha de Estoque, acompanha-se amovimentação física e contábil das mercadorias.

CUSTO HISTÓRICO CORRIGIDO – Price-Level Accounting: é a definição original quando o custo histórico é objeto de uma correção, quer por coeficiente da variação do índice geral de preços (IGP), quer por um derivado da variação de um outro índice mais especifico.

Além de sua fácil utilização, o custo histórico permite a comparação de valores de datasdistintas. Entretanto, devido a estrutura do ativo e o posicionamento das empresas no setor não serem semelhantes, a variação do poder aquisitivo da moeda pode não corresponder á variação do poder aquisitivo dos ativos da empresa. Neste caso, necessitar-se á da utilização de um índice especifico para a entidade. A aplicação desse procedimento pode ocasionar sérios problemas para o conhecimento daposição da empresa no setor e na economia, devido a dificuldade de comparabilidade entre as mesmas.

É caracterizado pela modificação do custo histórico, através de indicadores oficiais, os quais darão condições de trazer os valores mais próximos da realidade.

As características do custo histórico corrigido são: o valor de aquisição será o mais atualizado; demonstra objetividade pois há condições deexpor claramente os procedimentos utilizados; Haverá relevância na informação, chegando a atingir valores próximos ao que realmente representam; o custo para aplicação da correção é baixo; da condições de comparabilidade com outros períodos.
CUSTO HISTÓRICO CORRIGIDO
Price-Level Accounting: é a definição original quando o custo histórico é objeto de uma correção, quer por coeficiente...
tracking img