Aramidas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (283 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Aramidas são poliamidas aromáticas como o Kevlar e Nomex e que são utilizados para se fazer artefatos de elevada resistência. Blendas de Nomex e Kevlar são aplicadas em roupas aprova de fogo.

Kevlar Nomex
Kevlar é uma poliamida, na qual todos os grupos amida são separados por grupos para-fenileno, ou seja, os grupos de amida se ligamaos anéis de fenil opostos uns aos outros, nos carbonos 1 e 4.
Nomex é uma poliamida, na qual todos os grupos amida são separados por grupos meta-fenileno, ou seja, os grupos deamida estão ligados no anel fenila nas posições 1 e 3.

PROPRIEDADES
São polímeros muito cristalinos, apresentam comercialmente PM de 70.000 g/mol. As cadeias interagem umas com asoutras de um modo muito intenso, pois são interações tipo ponte de hidrogênio e dipolo induzido-dipolo induzido. Essa intensa atração entre as cadeias confere excepcional resistênciamecânica, ao calor (550°C); auto-retardante de chama e excelentes propriedades dielétricas.
As aramidas, pela sua grande dificuldade de processamento, são usadas na forma de fibras. Elas geramfibras melhores que poliamidas não-aromáticas, pois há a formação somente da conformação trans-amida diferente das alifáticas onde ocorre conformações trans-amida e cis-amida.APLICAÇÕES
As suas propriedades têm permitido utilizar em substituição aos cabos de aço em muitas aplicações, como nas plataformas marítimas de petróleo. Uma corda aramida submersa na água dooceano apresenta resistência à tração vinte vezes maior que um cabo de aço, com a vantagem de não sofrer corrosão pela água do mar. Também são utilizadas em coletes à prova de bala, esquisprofissionais, luvas protetoras contra o calor e chamas, em substituição ao asbesto, chassis de carros de corrida, bicicletas, na indústria aeroespacial e blindagem de veículos.
tracking img