Energia fotovoltaica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1478 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Capítulo – 01 Introdução
1.1- Apresentação
O vento e o sol historicamente desempenharam um papel muito importante como fonte de energia, atualmente existe uma tendência para o uso desses recursos naturais, a busca de energia renovável tem-se reforçado a cada dia.
No mundo contemporâneo em que vivemos, onde mais de (6) seis bilhões de pessoas fazem parte doconsumo de energia elétrica, encontramos uma demanda cada vez mais crescente, onde oportunidade de novas tecnologias vem sendo desenvolvidas para o mercado. Na busca do desenvolvimento sócio-econômico através da geração de energia, o homem tem causado danos irreparáveis ao meio ambiente, em conseqüência disso, tornou-se evidente que o quadro atual de produção de energia por fontes convencionaistem uma possível exaustão de suas reservas naturais, isto fez com que a metodologia aplicada na obtenção de energia sofresse alterações, tornando-se em novo pensamento como projetos sustentáveis e renováveis.
Não obstante a energia solar vem sendo usada indiretamente através das energias hidráulicas, biomassas, fósseis, eólica. Contudo a radiação solar pode ser utilizadadiretamente como fonte de energia térmica e geração de energia mecânica ou elétrica. Na conversão para energia elétrica se faz necessário o uso de materiais como o silício para a produção de placas fotovoltáicas, o silício é um material que absorve a iluminação, porém necessitam de dopagem de impurezas como o fósforo e boro para produzir a corrente elétrica.
A utilização da energiafotovoltaica deu-se no inicio na corrida espacial, onde foram desenvolvidas tecnologias para alimentar os circuitos eletrônicos. A eletricidade fotovoltaica depende da incidência solar de cada local geográfico, da época do ano e da hora do dia, a produção atingida ao meio dia é a maior já registrada chegando a 1000w/m ² com céu claro.Para saber se a energia solar é um investimento economicamenteviável, é necessário recorrer ao uso de modelos de análise que avaliem tanto os custos do investimento quanto os benefícios decorrentes do mesmo (COSTA et al., 2000 e FADIGAS, 1993).
1.2 - OBJETIVO
Esse projeto tem como finalidade o aproveitamento na conversão da radiação solar, através do efeito fotovoltaico. Essa energia limpa e renovável obtida pelos painéis fotovoltaicosdemonstra que através do desenvolvimento tecnológico o tema sustentabilidade, é considerado estratégico nos dias atuais e,fundamental para nossa pesquisa e preocupação com o meio ambiente.
Estabeleceremos nesse projeto algumas metas a serem alcançadas, controlando o posicionamento do gerador fotovoltaico, para que tenhamos uma incidência de raios solares sobre a superfície dospainéis de forma adequada, com isso ampliaremos ao máximo a produção de energia solar.
A partir deste protótipo vamos verificar o aproveitamento de energia gerada a partir da utilização de componentes, que consomem um valor mínimo de potência possibilitando bons resultados de produtividade e potencial energético.
Nesse projeto estaremos também consolidandouma tarefa, muito importante no que diz respeito à implantação do sistema fotovoltaico no uso residencial, em que apresentaremos um projeto arquitetônico com o devido dimensionamento de condutores e circuitos na iluminação. Assim como no uso de tomadas diversas e componentes residenciais elétricos.
Portanto, tem como objetivo a criação de um sistema autônomo, cujo própriosistema tenha condições de suprir toda necessidade de uma residência com recursos próprios para uma família e sua eventual viabilidade econômica de mercado.

1.3 Justificativa

Atualmente o mundo enfrenta diversos problemas ambientais e uma das principais causas é a emissão de CO² na atmosfera causada em parte pelas usinas hidrelétricas, termoelétricas ou nucleares.
O Brasil,...
tracking img