Ar Comprimido

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (923 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
colégio e FACULDADE DE TECNOLOGIA ENSITEC






TÉCNICO EM MECATRÔNICA

AUTOMAÇÃO BáSICA


LEANDRO ALCIDES LOPES









PROCESSOS DE SECAGEM DO AR COMPRIMIDOCURITIBA
09/2014

Métodos de secagem

Refrigeração
Absorção
Adsorção

Secagem por refrigeração

O método de desumidificação do ar comprimido por refrigeração consiste em submeter oar a uma temperatura suficientemente baixa, a fim de que a quantidade de água existente seja retirada em grande parte e não prejudique de modo algum o funcionamento dos equipamentos.
Para além deremover a água, o processo provoca, no compartimento de arrefecimento, uma emulsão com o óleo lubrificante do compressor, auxiliando na remoção de certa quantidade.
O método de secagem por refrigeraçãoé bastante simples:
1_ O ar comprimido entra, inicialmente, num pré-arrefecedor (permutador de calor), sofrendo uma queda de temperatura causada pelo ar que sai do arrefecedor principal.
2_ Noarrefecedor principal o ar é arrefecido ainda mais, pois está em contato com um circuito de refrigeração.
3_Durante esta fase, umidade presente no ar comprimido forma pequenas gotas de água, formandocondensados que são eliminados pelo separador, onde a água depositada é evacuada através de uma drenagem para a atmosfera.
4_A temperatura do ar comprimido é mantida entre 0,65 e 3,2ºC no arrefecedorprincipal, através de um termostato que atua sobre o compressor de refrigeração.
5_O ar comprimido seco volta novamente ao permutador de calor inicial, causando o pré-arrefecimento no ar úmido daentrada e retirando parte do calor deste ar. O calor adquirido serve para recuperar a sua energia e evitar o arrefecimento por expansão, que ocasionaria a formação de gelo caso fosse lançado a temperaturaambiente na rede de distribuição, devido a alta velocidade do ar comprimido.

Secador por absorção

O processo de secagem por absorção consiste na fixação, no interior da massa de um absorvente...