AQWSDERFTGHJULO

4564 palavras 19 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS
UNIDADE ACADÊMICA DE DIREITO

EQUIPE: ANA LETÍCIA ANDRADE
BRUNA ROLIM
CHRYSTHIAN LOIOLA
GABRIELA PAULINO
JÁCILA MACÊDO
RAYANNE GONÇALVES
VANESSA PEREIRA

CONCEITUANDO E DESVENDANDO O MOMENTO POLÍTICO BRASILEIRO

SOUSA/PB
17/07/2013
1. Introdução:
Diante do atual momento político brasileiro, intitulado por alguns como “primavera brasileira” (fazendo referência a revoluções sociais opressoras no Oriente Médio), onde grupos de pessoas foram às ruas, inicialmente na capital paulista, protestar contra o aumento das passagens do transporte coletivo, usando as redes sociais para expandir de forma considerável o número de manifestantes, protestos e reivindicações, alcançando dimensão nacional e espalhando-se por dezenas de cidades brasileiras, apresentando um leque de possibilidades e discussões acerca dos temas jurídicos e sociais múltiplos.
Observando estas recentes manifestações ocorridas no Brasil, o tema da criação de uma constituinte exclusiva foi trazido em pauta como solução para tranquilizar a comoção popular e a pressão sobre o Governo. Entretanto, é necessária uma breve análise da importância dessa Constituinte, bem como os amparos legais para essa criação.
Este relatório de pesquisa tem como objetivo claro nos familiarizar com conceitos envolvidos nesta discussão e orientar nossa ótica acerca dos aspectos jurídicos neste contexto. Esse apanhado será apresentado à disciplina de Introdução a Ciência Política, com o objetivo de avaliação institucional. E para isto, usaremos conceitos adaptados do dicionário de política de Norberto Bobbio.
Partindo de nossas informações acerca das manifestações que convergiram em um momento singular da política brasileira, organizamos esses estudos de acordo com o fluxo dos questionamentos ao qual nos deparamos.

2. O levante popular:
O levante social que a

Relacionados