Aquilo q chama de arte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 66 (16285 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
0

CRISTIANE SANTANA CHAGAS

ARTE E EDUCAÇÃO: A CONTRIBUIÇÃO DA ARTE PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL E PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

LONDRINA 2009

1

CRISTIANE SANTANA CHAGAS

ARTE E EDUCAÇÃO: A CONTRIBUIÇÃO DA ARTE PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL E PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Pedagogia da UniversidadeEstadual de Londrina. Orientador(a): Moreno Prof. Ms. Gilmara Lupion

LONDRINA 2009

2

CRISTIANE SANTANA CHAGAS

ARTE E EDUCAÇÃO: A CONTRIBUIÇÃO DA ARTE PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL E PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina.

COMISSÃO EXAMINADORA

__________________________________Profª. Orientadora: Ms. Gilmara Lupion Moreno Universidade Estadual de Londrina

__________________________________ Profª. Ms. Andréia Maria Cavaminami Lugle Universidade Estadual de Londrina

__________________________________ Profª. Ms. Cristina Nogueira de Mendonça Universidade Estadual de Londrina

Londrina, _____de ________________de ______.

3

Às crianças... autênticos “arteiros”,seres infinitamente capazes de criar, expressarse e enfeitar o mundo com a sua arte.

4

AGRADECIMENTOS

A Deus, que me concedeu vida e nela me conduziu com o seu amor infinito para que encontrasse a força necessária para superar todos os desafios. À minha família, aos amigos e ao meu namorado pelo carinho e compreensão nos momentos mais difíceis destes anos de formação. A todos os professoresque durante a graduação contribuiram para minha formação acadêmica, de modo muito especial a minha orientadora neste trabalho, a professora Ms. Gilmara Lupion Moreno pela sua dedicação e preciosa atenção e cuidado. A todos que direta ou indiretamente ajudaram para que a realização deste árduo e valoroso trabalho se concretizasse.

5

CHAGAS, Cristiane Santana. Arte e Educação: A contribuiçãoda arte para a Educação Infantil e para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2009. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2009. RESUMO Considerando-se que as artes em suas diversas formas, entre elas a música, a dança, o teatro, as artes visuais e a poesia são elementos da cultura de uma sociedade e estão muito presentes navida das pessoas, e que a escola deve atentar-se para a arte como meio de aprendizagem e como área de conhecimento, esta proposta de pesquisa apresenta a questão-problema: Qual a contribuição da arte para o ensino na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? O trabalho em questão justifica-se uma vez que as artes constituem elementos que despertam e expressam sentimentos,sentidos, imaginação e criação, porém, a sociedade, assim com a escola, está acostumada a encará-las somente como lazer e entretenimento. Este estudo tem por objetivo: pesquisar o papel que a arte desempenha na educação de crianças de 0 a 10 anos; e averiguar se a arte pode contribuir para um aprendizado menos pautado na transmissão de informações e que considere a expressão e a autonomia do aluno,nesses níveis de ensino. Em relação à metodologia de pesquisa, o estudo consiste em uma pesquisa bibliográfica do tipo qualitativa. Em síntese, conclui-se que a arte é conhecimento e elemento de suma importância para o processo de educação de crianças de 0 a 10 anos, pois possibilita a construção de conhecimentos embasados na sensibilidade, na criatividade e na expressividade, e indica um caminho desuperação do aprendizado baseado na codificação e cópia de informações. Palavras chaves: Arte. Crianças. Educação. Escola.

6

LISTA DE ILUSTRAÇÕES

Figura 1 – Os Retirantes ......................................................................................... 35 Figura 2 – Garatujas (Guilherme Riquito 1 ano) ....................................................... 38 Figura 3 –...
tracking img