aqui

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1975 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de fevereiro de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
1 Atividade Prática I

Você irá criar uma planilha, utilizando os recursos básicos do Excel, visando projetar uma planilha que calcule o custo mensal de aquisição e operação de um automóvel.
Para cada elemento que contribuí para o custo total (tais como pagamentos de prestações, seguros, combustível), você listará os preços e quantias relevantes e calculará um subtotal. Então você calcularáo total geral, baseado nesta informação.
Na segunda atividade prática, você utilizará os resultados desta planilha, onde, então, serão calculados as entradas e despesas totais do seu negócio.
Quando você terminar a atividade prática, sua planilha deverá ficar com a seguinte aparência:

Figura 1 – Planilha final
1.1 Digitando rótulos
1) Ligue seu PC.
2) Ative o Excel.
3) As Plan2 e Plan3deverão ser excluídas.
4) A Plan1 deverá ser renomeada para Carro.
5) Você vai iniciar a atividade, digitando alguns títulos para colunas na sua planilha.Usar fonte Calibri (Nome da letra) e tamanho 11.
6) Se a célula A1 não for a célula ativa, aponte para ela e clique.
7) Veja a tabela a seguir, que contém os cabeçalhos das linhas e colunas a serem inseridos. Os valores da coluna Quantidadeserão inseridos posteriormente, seja através de constantes ou obtidos por meio de fórmulas e funções.
8) Veja, a seguir, a aparência da sua planilha.

Figura 2 – Planilha com os cabeçalhos de linhas e colunas digitados
9) Note que, em alguns casos, uma parte do rótulo extende-se para as outras colunas. Quando nada será inserido nelas, tudo bem. Caso contrário, somente parte do rótulo seráapresentado e o resto ficará escondido. O Excel permite modificar a largura das colunas de maneira que possa acomodar o texto nelas. Você pode modificar a largura de uma coluna de duas maneiras:
a) Posicionando o ponteiro do mouse na linha divisória entre os cabeçalhos das colunas (o ponteiro toma a forma de uma seta de quatro pontas). Neste momento, você pode dar um duplo clique e a largura da célulaacomodará o texto excedente ou simplesmente arrastando o ponteiro até alargar a coluna de modo satisfatório OU
b) Na aba início, célula, Formatar, largura da coluna. Na caixa de diálogo apresentada, digite a largura desejada e clique Ok. ( Vamos utilizar o tamanho 20)
10) Veja, na figura a seguir, a planilha com as colunas já alargadas.


Figura 3 – Planilha com colunas alargadas
1.2Inserindo fórmulas
1) Agora você está pronto para digitar valores e fórmulas. Digite os valores e fórmulas exatamente como se apresentam:
a) Para Valor do carro, na célula B3 digite 14000;
b) A Entrada é um valor que deve ser pago à vista, para se obter um empréstimo na compra de um carro. Neste caso, o valor da entrada é de 25% do valor do carro.
i) Digite a seguinte fórmula na célula B4: =B3*25%.ii) Não esqueça de pressionar Enter para confirmar a fórmula.
c) O Valor do empréstimo é a quantia que você irá pedir emprestada e será calculado através do preço do carro e da entrada.
i) Digite a seguinte fórmula: =B3-B4 na célula B5.
ii) Pressione Enter.
d) O Número de prestações diz respeito ao número de parcelas que você vai pagar seu empréstimo. Neste caso, você deve digitar o valor 36na célula B6.
e) Para calcular as parcelas do pagamento do empréstimo, será necessário uma taxa de juros por mês. Digite 1% na célula B7.
f) Agora você já pode calcular o valor total da prestação mensal do carro e isto pode ser representado pela seguinte fórmula:
Prestação: Valor do empréstimo/número de parcelas
g) Na verdade, esta fórmula não está correta pois não leva em consideração umataxa de juros mensal. A fórmula correta seria bastante complicada; mas o Excel oferece uma série de funções para fazer cálculos complexos de maneira mais fácil. Neste caso vai ser utilizada a função PGTO que utiliza dados tais como a taxa de juros, o número de prestações e o valor do empréstimo.
h) Clique na célula B8. Na aba fórmula, selecione Inserir Função. Será apresentada a caixa de diálogo...
tracking img