Aquecimento global

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1778 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Aquecimento Global

A Terra em alerta

Nome: Leilaine nº. 23 Série: 3º C


DATA: 26/06/08

REFLEXÃO: NATUREZA INDOMÁVEL

MEIO AMBIENTE

Hoje é o Dia Mundial do Meio Ambiente e em diversos locais se fazem alertas a respeito da degradação ambiental, que, a cada dia, contribui para deterioração da terra, e em última instância, de tudo que sobre ela existe.

Temosvisto catástrofes assolando o planeta, com terremotos, erupções vulcânicas, furacões e tempestades em uma freqüência assustadora. Países como o Brasil, que se vangloriam da falta desses fenômenos, atualmente, já não podem afirmar que estão imunes a esses eventos naturais.

O principal causador do desequilíbrio existente na natureza, que provoca tantos estragos, é o homem. A ambição e o egoísmohumanos destroem a flora e a fauna, como se eles pouco importassem. A riqueza das nossas matas é ignorada e destruída para produzir outra espécie de riqueza: a do dinheiro. Mas o dinheiro de nada adianta contra a fúria da natureza, pois ela é indomável.

Troca-se árvores por plantações que poderiam existir em áreas já desmatadas, e isso provoca, indubitavelmente, inconstâncias climáticas.O lixo é jogado em qualquer lugar, e ele causa poluição, enchentes, alagamentos e tantos outros problemas, mas, mesmo assim, vemos pessoas não se importando nem um pouco com o destino que dão aos seus “restos”. A água é desperdiçada, como se pouco valor tivesse, mas sem ela, não existe vida.

Enumerar as agressões sofridas pelo meio ambiente levaria horas e, acredito, precisamos comurgência tomar atitudes eficientes para salvar o nosso planeta para não sucumbirmos com a vida na Terra em poucas décadas.

(Maria de Fátima Franco dos Santos é professora de Psicologia Forense da PUC-Campinas, para o jornal
Correio Popular de 05 de junho de 2008).

[pic]meio ambiente

As preocupações com o meio ambiente, que praticamente não existiam há 50 anos, fazem hoje parte integrante doprocesso de desenvolvimento e do que se entende por “progresso”.

Apesar de centenas de milhões de pessoas ao redor do mundo continuarem abaixo da linha da pobreza, outras centenas de milhões progrediram, sob muitos pontos de vista, no último século.

Este progresso tem um custo ambiental, porque à medida que o consumo aumenta é preciso ampliar a área dedicada à agricultura, construir novasindústrias, estradas e outros meios de comunicação. É impossível ter isso tudo sem inferir no meio ambiente em que vivemos.

O QUE SE SABE

Existem algumas certezas a respeito do aquecimento global. São conclusões de centenas de pesquisadores que estudam mudanças climáticas

• A HUMANIDADE NUNCA VIVEU UMA SITUAÇÃO COMO ESTA
Só houve tanto gás carbônico na atmosfera há 10 milhões deanos. Naquela época, a Groenlândia não tinha geleiras, e o nível do mar estava dezenas de metros mais alto.

• A TERRA ESTÁ ESQUENTANDO
A média de temperatura global subiu 0,6 graus Celsius desde 1861. A última década foi a mais quente do milênio.

• O NÍVEL DO MAR ESTÁ SUBINDO
Já aumentou de 10 a 20 centímetros em um século. Isso acontece principalmente por causa da expansãotérmica do oceano

[pic]

AS GELEIRAS ESTÃO DERRETENDO

Pesquisas recentes mostram que, nos últimos cinco anos, a Groenlândia e a Antártida começaram a perder mais gelo do que o que é reposto pelas nevascas.

NÃO É NATURAL

Parte do aquecimento ocorre porque estamos saindo de um período glacial. Mas a intensificação recente do aquecimento só pode ser explicada pela ação humana.

[pic]A CÁPSULA DO TEMPO

O manto de gelo da Antártica se acumulou em camadas sucessivas à razão média de 5 centímetros por ano.

Amostras do ar do planeta ficaram encapsuladas em bolhas em cada camada. Os cientistas hoje usam brocas para extrair pedaços cilíndricos desse gelo ancestral de profundidades que ultrapassam os 3000 metros. Dessa forma, conseguem obter amostras de ar da Terra de...
tracking img