Aquecimento global

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 41 (10232 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 AQUECIMENTO GLOBAL: O MUNDO ESTÁ ESQUENTANDO
1.1 O que é aquecimento global?
Segundo o site www.terrazul.m2014.net o aquecimento global é um fenômeno climático de larga extensão - um aumento da temperatura média superficial global que vem acontecendo nos últimos 150 anos. Entretanto, o significado deste aumento de temperatura ainda é objeto de muitos debates entre os cientistas. Causasnaturais ou antropogênicas (provocadas pelo homem) têm sido propostas para explicar o fenômeno. Estudos indicam que o aquecimento da superfície da Terra que ocorre desde meados do século XX e que deverá continuar no século XXI. Segundo o Quarto Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (2007), a temperatura na superfície terrestre aumentou 0,74 ± 0,18°C durante o século XX.

1.1.1Evidências
De acordo com PEARCE (2002), o ano de 1998 foi o mais quente da década passada, a mais abrasadora do século. E esse século foi o mais ardente do último milênio. O planeta se aqueceu substancialmente durante o final do século 20 – 0,25°C por década, segundo o Centro Nacional de Dados Climáticos dos Estados Unidos.
O aquecimento no final do século XX foi grande noÁrtico. A maior parte da Sibéria apresentou aquecimento de 5°C – oito vezes mais rápido que a média global -, causando o degelo do permafrost (solo permanente congelado), o afundamento de estradas e o desabamento de edifícios. No Alasca, enquanto o permafrost prova não ser tão constante, despensas escavadas no gelo, feitas pelos caçadores para armazenar carne de alce e óleo de baleia no verão,estão derretendo.

1.1.2 Degelo global
O manto de gelo da Groenlândia está perdendo espessura rapidamente nas margens costeiras. Medições por sonar, feitas por submarinos militares, revelam um declínio de 42% na espessura média do gelo ártico nos últimos 40 anos. Na maior parte do Ártico há alta extensão de aquecimento, que ultrapassa o que já foi registrado.
O krill (espécie de camarão)da costa da Antártida descobre que o gelo marítimo sob o qual se alimentava está desaparecendo. Resultado: outras criaturas também passam fome. Essa pode ser a explicação para a queda na quantidade de leões-marinhos nas Malvinas e de elefantes-marinhos nas ilhas Shwtland do Sul.
O degelo se estende para além do Ártico e da Antártida. A cobertura de neve sobre a superfície da terra caiu 10% desdeos anos 60. O período anual durante o qual rios e lagos ficam congelados diminuiu em cerca de duas semanas. Em todo o mundo, geleiras no pico das montanhas se retraíram: a do monte Kilimanjaro, Tanzânia, perdeu 82% de seu cume gelado desde 1912.
As geleiras alpinas contêm hoje metade do gelo e de neve que apresentavam quando os primeiros alpinistas atingiram seu pico, na metade do século 19. Oscorpos de quatro homens congelados desde 1941 na Islândia, por causa de um acidente aéreo, emergiram em 1990. Somente na Escandinávia as geleiras ainda crescem, porque as tempestades despejam mais neve na área compensando o degelo.

1.1.3 Desaparecimento da Superfície
Enquanto o gelo sobre a superfície terrestre derreteu e os oceanos ganharam volume como resultado da expansão térmica, o níveldos mares em todo o mundo aumentou entre 10 e 20 cm no século 20. A expansão térmica ocorre quando o aquecimento da atmosfera penetra nos oceanos. Tal aquecimento tem sido detectado até uma profundidade de 3.000 m superiores, os quais se aqueceram em torno de 0,25°C nos últimos 40 anos. Teria sido pior se não houvesse armazenamento de mais água nas novas represas. Quatro de cada cinco praias domundo estão em processo de erosão. O Estado norte-americano de Louisiana está perdendo 4 km² de terra a cada 24 minutos. As ilhas que protegem a costas das ressacas (responsáveis por 90% das mortes causadas por furacões) serão as primeiras a serem engolidas.

1.2 Um fenômeno natural?
O clima está sempre em mutação. A natureza vive em constante movimento. Como podemos ter certeza de que o...
tracking img