Aquecimento global

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (288 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é design sustentável e como podemos mudar nosso jeito de olhar para produtos e serviços – uma mudança que pode nos levar a modificar a forma como agimos no mundo!Quando você compra um produto, pensa de onde ele veio, como foi planejado, o que foi gasto para que ele existisse? No geral, não fazemos isso sistematicamente – mas há quemfaça! A ambientalista norte-americana Annie Leonard, por exemplo, fez e divulgou suas descobertas pelo vídeo que a deixou famosa no mundo todo, “A História das Coisas”.Mas por que falar desse vídeo agora? Porque refletir sobre a origem das coisas é um ótimo jeito de começar a falar de design sustentável. Afinal de contas, se nós nem semprepensamos em tudo isso quando fazemos uma compra, será que tem alguém que pensa?

Sim, esse é exatamente o trabalho de um designer. Ao desenvolver um produto, ele tem depensar nos recursos que serão necessários para fabricá-lo, nos usos do produto, nos custos, no preço final ao consumidor. Mas pode também fazer mais do que isso: se der umpasso para trás e pensar em como aquele produto se encaixa em uma cadeia e o quanto ele é necessário, talvez lhe ocorram soluções inovadoras e ele perceba que existem outrasmaneiras de olhar para aquela aparente demanda.

Dentro desse repensar de usos e funções, surgiu o termo “Design Sustentável”. Ele integra ao desenvolvimento de umproduto as três bases da sustentabilidade: que esse produto seja economicamente viável, ecologicamente correto e socialmente equitativo. “O design sempre teve essa preocupaçãoampla, e agora isso vem se estruturando de maneira mais efetiva”, explica Fábio Silveira, professor do curso de Design do Istituto Europeo di Design (IED), em São Paulo
tracking img