Aquecimento global

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (269 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aquecimento global: Correntes Oceânicas
O Cinturão Termohalino Mundial é mantido pelas diferenças da temperatura da água e da salinidade no mar, resultando numa forçaque faz circular as águas dos oceanos. Este cinturão mantém, através da corrente do Golfo, o clima suave da Europa, e traz à tona as águas mais profundas para asuperfície.
Ao trazer as águas profundas à superfície, permite a disseminação de nutrientes no mar e o aumento da absorção de dióxido de carbono pelas águas oceânicas. Porémcom o avanço do aquecimento global no planeta Terra, há uma circulação mais lenta nas águas profundas das regiões da Escócia e Groenlândia.
A mudança no comportamentodo Cinturão Termohalino é associada ao derretimento do gelo ártico, que gera um forte resfriamento e diluição da salinidade oceânica destas regiões. Tal situaçãoimpacta sobre a agricultura, no clima europeu, em correntes oceânicas e na temperatura do planeta.
Até 2100, devido ao derretimento das geleiras, é previsto um aumento nonível dos mares de 9 a 88 centímetros, em escala global. Após o derretimento de uma geleira, a água se expande depois de aquecida.
Este aumento do nível do mar, além decausar modificações no comportamento do Cinturão Termohalino, causará enchentes, erosões, contaminação das águas, cheias de mangues e perda de água potável.
Além dascatástrofes climáticas e estruturais, haverá grande perda de fauna e na cadeia alimentar marinha. Em temperaturas altas, espécies de baleias e golfinhos encalham commaior facilidade, além de perderem suas áreas de alimentação e reprodução. Entre o século XX e XXI, a população de pinguins diminui em 33 % em vários locais da Antártica.
tracking img