Aquecedor solar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5668 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto


SUMÁRIO

SUMÁRIO 1
RESUMO 2
1.INTRODUÇÃO 3
2.REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 4
2.1. O Contexto Atual da Situação no Brasil 4
2.2.A Radiação Solar Como Fonte Geradora de Energia 6
2.3.A Escolha dos Materiais 6
2.3.1.A Utilização de Embalagens Longa Vida Como Isolante Térmico 7
2.3.2.O PVC e a Sustentabilidade 8
3.MATERIAIS 9
Tabela 1 – Materiais Utilizados na Confecção do Reservatório 9Tabela 2 – Materiais Utilizados na Confecção dos Coletores 10
4.MÉTODOS 10
4.1.O Princípio de Funcionamento do ASCR 10
4.2. Reservatório 11
4.2.1.Montagem 13
4.3.Coletores 16
4.3.1.Montagem 17
4.4.Considerações 18
5.RESULTADOS 19
5.1.Os Testes 20
5.2.O Teste sem o Isolante Térmico 21
5.3.O Teste com o Isolante Térmico 23
6.CONCLUSÃO 25
7.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 26RESUMO

As políticas governamentais, o aumento populacional e a melhoria das condições financeiras da população têm causado um aumento significativo no consumo de energia elétrica nesses últimos anos. Além disso, os baixos índices pluviométricos registrados nesse ano de 2014 favorecem, cada vez mais, o ingresso do Brasil em uma crise energética por conta do rebaixamento no nível da água dasprincipais usinas hidrelétricas do país. O Aquecedor Solar de Custo Reduzido (ASCR) é um dispositivo que utiliza a radiação solar para aquecer as águas destinadas ao banho. Utilizando o ASCR será possível reduzir a demanda por energia elétrica, contribuindo para que as águas destinadas à geração de energia nas hidrelétricas possam ser utilizadas posteriormente e, descartando talvez a hipótese de haverracionamento em seu fornecimento no decorrer do ano. Para confeccionar tal dispositivo, os resíduos selecionados pelo grupo como tema foram caixas de leite do tipo longa-vida para servirem de revestimento térmico interno do reservatório de água do aquecedor. Os resultados obtidos foram bastante satisfatórios, tornando bem clara a eficiência desse resíduo quando utilizado como isolante térmico paraconservar a temperatura da água.

Palavras Chave: aquecedor solar alternativo, energia elétrica, energia solar, caixas longa vida







1. INTRODUÇÃO
Embora o Governo tenha acendido o sinal amarelo para o setor elétrico por conta da queda nos níveis de armazenamento dos reservatórios provocada pela falta de chuvas no ano de 2014, e ter demonstrado firmeza ao garantir pouquíssimaschances de haver racionamento de energia elétrica no país, a real situação dos níveis desses reservatórios nos demonstra que o sinal de atenção para o setor elétrico foi emitido um pouco tarde. Segundo os dados do Instituto Acende Brasil - Centro de Estudos voltado ao desenvolvimento de ações e projetos para aumentar o grau de Transparência e Sustentabilidade do Setor Elétrico Brasileiro –, conformeapresentado pelo canal GLOBO de televisão no mês de Fevereiro deste ano, a quantidade de energia armazenada nos principais reservatórios do país apresentou níveis de 34,61%. Estes níveis estão muito próximos aos do ano de 2001, ano em que houve o racionamento de energia e que apresentavam reservatórios com volumes de 33,45% de suas capacidades 1.
Segundo o Governo, o potencial de produção deenergia aumentou de 70 mil MW –Megawatts - em 2001, para 127 mil MW no ano de 2014, aumento de 55%. Paralelamente ao seu potencial de produção, aumentou também o consumo dessa energia gerada. O Instituto Acende Brasil, por meio de entrevista ao canal GLOBO, afirma que o aumento foi de 45 mil MW, em fevereiro de 2001, para 70 mil MW, em fevereiro de 2014, mais de 60% 2. Um fato que contribuiu, econtribui até hoje, com este aumento de consumo, foi a redução no valor cobrado pelo fornecimento de energia elétrica, ocorrida no início de 2013, garantindo descontos permanentes de 16,2% para consumidores domésticos, e de 28% para a indústria.
Diante de um cenário preocupante e ao mesmo tempo misterioso da parte do governo, pelo fato de quererem mostrar-se seguros e convictos da não necessidade de...
tracking img