Apts

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1006 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
EXERCÍCIO CAPITULO 8
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
1-Defina avaliação de desempenho.
Avaliação de desempenho é o processo que mede o desempenho do funcionário. O desempenho do funcionário é o grau em que ele alcança os requisitos de seu trabalho. E é uma importante ferramenta de Gestão de Pessoas que corresponde a uma análise sistemática do desempenho do profissional em função das atividades querealiza, das metas estabelecidas, dos resultados alcançados e do seu potencial de desenvolvimento.
2-O que se deve medir na avaliação de desempenho?
Na avaliação devemos medir os resultados concretos e finais que se pretende alcançar dentro de um certo período, o desempenho, ou seja, o comportamento ou meios instrumentais que se deve por em pratica, e os fatores críticos de sucesso, ou seja, osaspectos fundamentais para que a organização seja bem sucedida nos seus resultados e no seu desempenho.
3-Quais as questões fundamentais na avaliação do desempenho?
Segundo Chiavenato, a avaliação de desempenho pode ser entendida como o processo que mede o desempenho do empregado, que nada mais é do que o grau em que ele alcança os requisitos do seu trabalho. Chiavenato sugere ainda que avaliaçãode desempenho é o processo de rever a atividade produtiva passada para avaliar a contribuição que os indivíduos fizeram para o alcance dos objetivos, e é justamente aí que começam os meus questionamentos. Para se avaliar o desempenho é necessário observar seis questões fundamentais:
*Por que avaliar o desempenho?
*Que desempenho deve ser avaliado?
*Como avaliar o desempenho?
* Quem deve fazer aavaliação do desempenho?
*Quando avaliar o desempenho?
*Como comunicar a avaliação do desempenho?
4-Por que se avalia o desempenho?
Partindo-se do princípio de que o desempenho reflete-se no sucesso da própria organização, este deve ser um dos fatores a serem mensurados. Sem avaliação não há controle, com ela podemos monitorar a performance dos gestores e estimular a congruência deobjetivos. Toda pessoa precisa receber retroação a respeito de seu desempenho para saber como esta sendo feito o seu trabalho.
5-Como as empresas fazem para administrar seus serviços com excelência?
É o gerenciamento dos recursos humanos, materiais e financeiros de uma organização. O administrador é o profissional responsável pelo planejamento das estratégias e pelo gerenciamento do dia a dia de umaempresa. Para administrar a empresa é necessário acompanhar, treinar, capacitar e desenvolver pessoas capacitadas a desenvolver suas atribuições com excelência.
6-Quem deve avaliar o desempenho? Quais alternativas possíveis? Explique-as.
O principal interessado na avaliação do desempenho é o próprio colaborador, e também a organização, mas às vezes os sistemas de avaliação são centralizados nodiretor de recursos humanos, pois o próprio funcionário tem que saber de seu desempenho através de auto-avaliação.
7- O que significa avaliação 360º?
É a avaliação que feita de modo circular interagindo com todos, a avaliação feita pelo torno é mais rica por produzir diferentes informações vinda de todos os lados e funciona no sentido de assegurar a adaptabilidade e o ajustamento do funcionário asvariadas demandas que ele recebe no seu ambiente de trabalho.
8- Qual sua opinião a respeito da avaliação pelo órgão de RH?
O órgão de RH assume totalmente a responsabilidade pela avaliação de desempenho de todas as pessoas na organização. As informações sobre o desempenho passado das pessoas são obtidas com cada gerente, processadas e interpretadas, gerando relatórios ou programas deprovidências que são coordenados pelo órgão de RH.
Apresenta a desvantagem de trabalhar com médias e medianas, e não com o desempenho individualizado e singular de cada pessoa. Além disso, provoca uma tendência à padronização do desempenho das pessoas, na tentativa de eliminar suas diferenças individuais.
9- Explique métodos de escalas gráficas.
É um método baseado em uma tabela de dupla entrada, onde...
tracking img