Apts didatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1479 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
PEDAGOGIA – 2º SEMESTRE

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

DIDÁTICA




CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

DIDÁTICA

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina de “Didática” sob orientação da professora-tutora à distância Prof.ªAusdy.

SUMARÉ
2012

PERFIL DATURMA E PLANO DE AULA
Público alvo:
Crianças de cinco anos da Educação Infantil.
Perfil da turma para qual a sala será preparada:
Sala com 25 alunos; mesas com quatro lugares, organizados uma ao lado da outra, sendo 14 meninas e 11 meninos.
Nesse período a maturação neurofisiológica completa-se permitindo o desenvolvimento de novas habilidades, como: A coordenação motora, onde as crianças jáconseguem ter uma noção elaborada de regras.
Tema da aula:
Descobrindo o Alfabeto.
Recursos de ensino:
Os alunos receberam informações sobre a escrita, brincando com a sonoridade das palavras, reconhecendo assim seus nomes nos crachás atravéz da professora.
Depois sentados em semicírculo trocam informações sobre a semelhança das letras de seus nomes.
Justificativa:
Nessa fase a criançaconsegue manusear o lápis de forma correta, também consegue desenvolver os delicados movimentos exigidos pela escrita.
Com o domínio ampliado do mundo, seus interesses pelas diferentes atividades e objetos se multiplicam.

REFLEXÃO ACERCA DA DIDÁTICA TEÓRICA E DIDÁTICA PRÁTICA
Na Didática teórica o planejamento da aula é um passo importante e sempre levado em conta.O papel do professor é decidirquais métodos de ensino serão aplicados e como serão aplicados.
A didática teórica mostra o ensino de uma forma mais tradicional, sem inovações e nem mudanças, é seguida a teoria imposta como o próprio nome já diz é levada em conta a teoria e não a pratica.
Para ensinar um aluno, de acordo com a didática teórica, o professor deve entender e estudar o conteúdo proposto, a fim de aprender tudo sobrea matéria, para depois repassá-la a seus alunos, em caso de alguma duvida o professor não terá dificuldades em esclarecê-las.
No planejamento de uma sala de aula, primeiro se é estudada a estrutura dos seus alunos, o seu conhecimento e sua realidade de vida.
Logo após é elaborado o plano de aula, onde constarão as atividades a serem desenvolvidas e como será a avaliação dos alunos.
Nessaelaboração são levados em conta, os objetivos da aula, os materiais que serão utilizados, e o que se espera ao término da aula.
São levados em conta, três tipos de planejamento de ensino: o plano de curso, o plano de unidade e o plano de aula, planejamentos totalmente distintos, mas relacionados entre si.
Esses planos são distribuídos de diversas formas e modelos a cada professor, onde cada um podefazer a sua escolha e elaborar a sua aula, seguindo as instruções do mesmo.
Já na didática prática, os conceitos são mais complicados de serem desenvolvidos, já que as escolas já têm o seu conteúdo programático pronto, não podendo ser alterado.
Enquanto na didática teórica os professores já estão com todo conteúdo programado de uma maneira, na qual eles seguirão a risca, na didática práticaocorreria diferente.
O professor tem o conteúdo a ser transmitido, mas não tem descrita a forma com que será executada a aula. Assim o professor elabora a aula e acaba adaptando essa aula, para que todos os alunos possam participar compreender e aprender.
Como a didática teórica vem dominando o sistema cabe ao professor incluir, alguma mudança no cronograma a ser seguido, mudança não muitosignificativa, para não atrapalhar o seguimento do cronograma imposto, e sim somente o complemente.
Assim os professores não prejudicam os alunos e podem diversificar a aula de vez em quando. No final relatam em seus diários, as atividades impostas pelo sistema, mas realizam atividades diferentes em salas de aula. Dessa forma mudando um pouco a rotina de receber a aula e retransmitir, como na didática...
tracking img