Aps criptografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4176 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Objetivo do trabalho: 1 página e no máximo 2 páginas

Introdução: 2 páginas e no máximo 4 páginas

Criptografia (conceitos gerais): 3 páginas e no máximo 5 páginas.

Criptografia
O termo criptografia surgiu da fusão das palavras gregas "kryptós" oculto e "gráphein" escrever. Trata-se de um conjunto de conceitos e técnicas que visa codificar uma informação de forma que somente o emissor e oreceptor possam acessá-las, evitando que um intruso consiga interpretá-la. Para isso, uma série de técnicas é usada e muitas outras surgem com o passar do tempo.
A criptografia surgiu a mais de 2.000 anos (PIPER e MURPHY, 2002), mas têm-se registro de sua utilização na escrita hieroglífica dos egípcios há cerca de 4.000 anos. Os militares foram os grandes responsáveis pelo desenvolvimento dacriptografia, pois, usaram a técnica da criptografia para conseguir segurança de seus dados transmitidos. Já evoluída, essa técnica apresenta aplicações em diversas áreas, como na transmissão de dados sensíveis, principalmente em transações comerciais, em trocas de mensagens corporativas e pessoais através de correio eletrônico, dentre outros.
Existem alguns termos oficiais relacionados àcriptografia. Como por exemplo: o processo que converte informações sigilosas em algo sem sentido, costuma-se utilizar os termos (encripta, codifica, criptografa, cifra), e para tornar as informações sigilosas legíveis novamente, utilizam-se os termos (decripta, decodifica, descriptografa, decifra). O estudo sobre a quebra de sistemas de criptografia é conhecido como análise criptográfica, e osprofissionais que utilizam essa técnica com o intuito de descobrir e divulgar as fraquezas dos algoritmos de criptografia são conhecidos como criptoanalistas. Já os criptógrafos, são os profissionais que desenvolvem os sistemas de criptografia.
Segundo (Garfinkel e Spafford ,1999), há quatro palavras usadas para descrever todas as diferentes funções que a criptografia desempenha nos sistemas modernos deinformações são:
• Confidencialidade ou Privacidade: só o destinatário autorizado deve ser capaz de extrair o conteúdo da mensagem da sua forma original. Além disso, a obtenção de informações sobre o conteúdo mensagem (como uma distribuição estática de certos caracteres) não deve ser possível, uma vez que, se o for, se torna mais fácil a analise criptográfica. A privacidade impede que pessoasnão autorizadas tenham acesso ao conteúdo da mensagem, garantindo que apenas a origem e o destino tenham conhecimento do mesmo.

• Autenticação: garante a identidade de quem está enviando a mensagem. O receptor da mensagem pode verificar a identidade da pessoa que a assinou. Pode ser implementada a partir de um mecanismo de senhas.

• Integridade da mensagem: cuida para que o destinatárioseja capaz de determinar se a mensagem foi alterada durante a transmissão, ou seja, os dados recebem um tratamento que os transformam em caracteres não legíveis. Sob essa técnica, o destinatário da mensagem pode detectar se a mensagem foi modificada (acidentalmente ou intencionalmente) durante o trajeto.

• Não–repúdio: tema a função de fazer com que o autor de uma mensagem não possa negarfalsamente que a tenha enviado. Assim, se uma entidade enviou uma mensagem à outra entidade, não podem negar a autoria ou o recebimento.

Em uma compra pela internet, percebe-se a necessidade de todos os requisitos acima. Se o valor da transação for alterado, essa alteração é detectada e a operação pode ser concretizada. Somente o cliente que está comprando e o comerciante devem ter acesso àtransação (privacidade), o cliente que está comprando deve ser realmente quem diz ser (autenticidade), o cliente tem como provar o pagamento e o comerciante não tem como negar o recebimento (não-repúdio).

A criptografia ajuda a imputar responsabilidade, promover a justiça, prover certeza e privacidade. Pode prevenir fraudes em comércio eletrônico e garantir o anonimato e fornece sua página na...
tracking img