Aprovada lei que transforma documento digital em prova

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (470 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aprovada lei que transforma documento digital em prova


O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (12/6/2.012) projeto de lei que regulamenta a digitalização e o armazenamento em meioeletrônico de documentos públicos e privados. O PLC 11/2.007, da deputada Angela Guadagnin, foi relatado no senado pelo parlamentar Aloysio Nunes Ferreira (PSDB/SP) e segue agora para sanção presidencial.Para o relator da matéria, com a aprovação deste projeto o documento digital poderá ter o mesmo valor de prova do documento original para todos os fins legais.

Segundo Aloysio Nunes Ferreira, oPLC 11/07 garante que o processo de digitalização manterá a integridade, a autenticidade e, se necessário, a confidencialidade do documento original, com o emprego de certificado digital emitido noâmbito da ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira).

As empresas privadas ou os órgãos da administração pública direta ou indireta que utilizarem procedimentos de armazenamento dedocumentos em meio eletrônico, ótico ou equivalente deverão adotar sistema de indexação que possibilite a sua precisa localização.

Segundo Aloysio Nunes Ferreira, a aprovação do projeto fará com que opaís reduza ainda mais a utilização do papel em favor das novas tecnologias. “A eliminação de toneladas de papel certamente se traduzirá em expressivas reduções de custos para as empresas e embenefícios para o meio ambiente”, enfatizou.

Em volume, o Brasil é o quarto maior produtor de celulose, com uma produção de 13,5 milhões de toneladas ao ano. Esse resultado foi bem maior que a meta do setorpara 2.011, que era de 12,7 milhões de toneladas de celulose. O Brasil está atrás apenas dos Estados Unidos, do Canadá e da China, segundo a Bracelpa (Associação Brasileira de Celulose e Papel).

Oparlamentar citou exemplo dos bancos que, com a sanção do PLC 11/2.007, reduzirão seus custos de papéis, armazenagem de milhares de cheques emitidos diariamente e a guarda de documentos em...
tracking img