Apresentsção do aluno

18501 palavras 75 páginas
Curso de Sist emas de
Informação

Apost i l a de
Pr obabi l i dade e Est at í st i ca

Prof. Braulino Mattos
(Qualquer dúvida ou sugestão: bmreis2@yahoo.com.br )

Apostila de PROBABILIDADE e ESTATÍSTICA

Prof. Braulino Mattos

Capítulo 1

Estatística: Conceitos Preliminares
1.1 Introdução

A Estatística t rat a dos mét odos cient íficos para coleta, organização, resumo, apresentação e análise de dados, visando também à tomada de decisões.
Para isso, ela cont a com t écnicas poderosas para ext rair informações significat ivas a part ir de quant idades enormes de dados brut os, como fazer inferências sobre a nat ureza de uma população com base em observações feitas sobre uma amostra dela extraída.
Percebe-se, conforme o exposto, que a Estatística é aplicável a qualquer ramo do conhecimento onde se manipulam dados experiment ais. Assim, as Ciências Sociais, a Biologia, a Medicina, a Física, a Engenharia, as Ciências Administ rat ivas, et c., t endem, cada vez mais, a servir-se dos mét odos est at íst icos como ferramenta de trabalho, daí a sua grande e crescente importância.
Logo, pessoas que precisam tirar conclusões ou expor idéias sobre um grande número de dados devem est udar Est at íst ica. Por exemplo, uma empresa aut omobilíst ica deve saber predizer quant os aut omóveis serão vendidos num cert o mês, ou ao longo de um período, para planej ar sua produção, seus est oques e sua estratégia de preços e marketing, isso será feito com base no histórico de vendas da empresa.
Nessa apost ila encont ra-se um ferrament al est at íst ico rico para organizar, resumir, apresent ar e fazer algumas considerações sobre quant idades expressivas de dados que são encont radas em qualquer empresa. 1.2 Estatística Descritiva X Estatística Indutiva
Estat íst ica Descrit iva: É a part e da Est at íst ica que apenas descreve e analisa um conj unt o de dados.
Nela não são tiradas conclusões.
Estat íst ica Indut iva: Trat a das inferências e

Relacionados