apresentação gtd2

401 palavras 2 páginas
Antena Yagi-Uda
A antena Yagi-Uda (Fig. 1.4a) é formada também de um conjunto de dipolos em paralelo onde apenas um elemento é ativo e os outros elementos são elementos passivos que são usados como refletores e diretores aumento o ganho para valores em média de 10 vezes comparadas à um radiador isotropico.

Figura 1.4 (a) antena Yagi, (b) conjunto, (c) conjunto de guias de ond
- Conjunto de Antenas
Um conjunto de antenas é constituído por uma ou mais antenas de maneira disposta tal que o ganho do conjunto é maior do que quando se usa apenas uma antena. A distância entre as antenas e a fase da corrente que alimenta as mesmas é feita de modo a termos um efeito construtivo dos campos no ponto que se deseja calcular o campo.
FUNDAMENTOS EM ANTENAS
1.1 Introdução
Antena é um dispositivo por meio do qual recebe ou transmite uma onda eletromagnética. Qualquer pedaço de fio pode ser usado como uma antena, sendo que evidentemente pode não possuir um bom rendimento. É comum pendurar um pedaço de fio na entrada da antena de uma TV ou rádio para melhorar a recepção do sinal. A explicação porque uma antena transmite ou recebe um campo elétrico, não é uma tarefa as vezes fácil. A análise e cálculo dos campos irradiados e recebidos de uma antena é explicado pelas equações de Maxwell, que por meio das quais calculamos os campos elétrico e magnético à uma distância qualquer da antena, como veremos futuramente.
Uma outra função de uma antena é direcionar a intensidade de radiação em uma determinada direção na qual se deseja transmitir o sinal, como é o caso de ligação ponto a ponto de um enlace de microondas e comunicação via satélite.

Figura 1.1 Antena como um dispositivo de transmissão

O conceito de área efectiva é atractivo em antenas de abertura. Em antenas lineares é mais directo o conceito de altura, ou comprimento efectivo.
A área efectiva é utilizada para se chegar à potência recebida a partir da intensidade do vector de Poynting da onda

Relacionados