Apresentar Gilmara

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1924 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto

Aluno: Róger, Tiago, Fábio, Viviane.
Automação Doméstica
Automação residencial é o uso da tecnologia para facilitar e tornar automáticas algumas tarefas habituais que em uma casa convencional ficaria a cargo de seus moradores. Com sensores de presença, temporizadores ou até um simples toque em um botão do keypad ou do controle remoto é possível acionar cenas ou tarefas pré-programadas,trazendo maior praticidade, segurança, economia e conforto para o morador.
A automação residencial pode proporcionar aos seus utilizadores o conforto antes não imaginado pelo fato ser facilmente adaptado a qualquer utilidade doméstica, sendo desse modo, uma tecnologia de expansível e flexível onde o próprio habitante designa como será beneficiado com essa automação. Entre os principais acrescimentosestão no conforto, otimização do tempo causado pela diminuição das tarefas rotineiras e principalmente pela segurança e seus aspectos.

As pessoas procuram, hoje em dia, por formas de não apenas se sentirem seguras, mas de poderem aperfeiçoar suas tarefas, de modo há demandar menos tempo e proporcionar uma sensação maior de conforto, segurança e bem-estar.

A automação doméstica pode ser definidacomo um conjunto de tecnologias que ajudam na gestão e execução de tarefas domésticas cotidianas. A sua utilização tem por objetivo proporcionar um maior nível de conforto, comodidade e segurança além de um menor e mais racional consumo de energia.

As residências ou edifícios atuais possuem diversas redes que se destinam as inúmeras aplicações, onde uma rede separada e independente é utilizadapara cada funcionalidade.

Deste modo é possível então observar a existência de redes especifica a utilização de controle de acesso, à detecção e controle de incêndios, à climatização entre outras, como uma das principais empregos esta na segurança e suas derivações. Estes fatores tornam a rede doméstica uma boa arma de solução para diversos problemas encontrados comumente, podendo ser utilizadopara qualquer que seja a finalidade, bastando um planejamento adequado.

Esta rede, sendo vista de maneira ampla permite o desenvolvimento de sistemas complexos, ao que se refere às tarefas que poderão ser executadas, mas aos olhos do habitante ou usuário são tarefas chatas e rotineiras que muitas pela utilização dos recursos das redes domésticas nem é notável pela maioria.

Tecnologia

Atecnologia é algo absolutamente presente na vida de qualquer ser humano atualmente, se tornando difícil até de distinguir onde está ou não presente o uso da tecnologia, isso é proporcionado pelo fato de que a tecnologia está cada vez mais transparente ao uso, deixando de ser algo assustador ou mesmo complexo de se operar.

É bastante improvável que alguma pessoa nunca tenha feito uso de algum tipo detecnologia, seja qual for o nível de complexidade, mesmo que seja algo simples como é o caso de um aparelho de telefone celular ou um caixa eletrônico de banco, podendo ainda ser algo mais complexo e não menos presente, como os leitores de biometria e os robôs das indústrias.

Entretanto qualquer que seja a tecnologia só se torna transparente aos olhos dos usuários até o instante que estejafuncionando tudo corretamente, pois a partir do momento que ocorre alguma falha ou lentidão no serviço é que surgi aos olhares de todos que se trata de uma tecnologia implantada. Como ilustração, é possível dizer que quando se esta no trabalho, imprimindo algum tipo de documento, lendo e-mails ou mesmo acessando informações de um Banco de Dados, não é levado em consideração toda à estrutura que está portrás desses recursos, pois os computadores, de certa maneira, escondem toda a parafernália de cabos e equipamentos de comunicação, pelo menos, até que tudo esteja funcionado.

A automação em edifícios e empresas é bastante comum já algum tempo, é possível notar os sistemas existentes nestes ambientes, como o sistema de detectar e combater incêndios, as centrais de alarmes, as câmeras de...
tracking img