Apresenta o Aust mpera

470 palavras 2 páginas
Tratamento Térmico
É um ciclo de aquecimento e resfriamento realizado nos metais com o objetivo de alterar as suas propriedades físicas e mecânicas, sem mudar a forma do produto.
Os aços são especialmente adequados para o tratamento térmico, uma vez que: respondem satisfatoriamente aos tratamentos, em termos das características desejadas, seu uso comercial supera o de todos os demais materiais. Os aços são tratados para uma das finalidades abaixo: O Amolecimento
É feito para redução da dureza, remoção de tensões residuais , melhoria da tenacidade, restauração da ductilidade, redução do tamanho do grão ou alteração das propriedades eletromagnéticas do aço.
As principais formas de amolecimento do aço são: recozimento de recristalização, recozimento pleno, recozimento de esferoidização e normalização.

O Endurecimento
É feito para aumentar a resistência mecânica, a resistência ao desgaste e a resistência à fadiga. O endurecimento é fortemente dependente do teor de carbono do aço. A presença de elementos de liga possibilita o endurecimento de peças de grandes dimensões, o que não seria possível quando do uso de aços comuns ao carbono.
Os tratamentos de endurecimento são: têmpera, austêmpera, e martêmpera.

Austêmpera
Neste processo o procedimento é análogo à martêmpera.
Entretanto a fase isotérmica é prolongada até que ocorra a completa transformação em bainita.
Como a microestrutura formada é mais estável, o resfriamento subsequente não gera martensita. Não existe a fase de reaquecimento, tornando o processo mais barato.
Na austêmpera a peça é aquecida acima da temperatura crítica até toda a estrutura se transformar em austenita.
Depois é resfriada em banho de sais fundidos em temperatua eu varia de
250º C à 450ºC
A peça fica nessa temperatura até cruzar as duas curvas. Que representam o início e o fim da austenita e a indução à formação do grão de bainita
Depois disso a peça é colocada pra resfriamento em temperatura ambiente. A austêmpera é usada

Relacionados