Aprendizagem - skinner

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2720 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BIOGRAFIA


B. F. Skinner (1904-1990)

Skinner foi a grande personificação da psicologia behaviorista americana.

Burrhus F. Skinner, nascido em Susquehanna, na Pensilvânia, cresceu em ambiente estável e de muito afeto. Frequentou a mesma escola de ensino médio em que se formaram seus pais; na cerimônia de formatura, havia apenas ele e mais outros seis colegas.
Quando criança gostava deconstruir vagões, jangadas, aeromodelos, chegando a montar uma espécie de canhão a vapor para atear pedaços de cenouras e batatas sobre o telhado. Passou anos tentando desenvolver uma máquina de movimento perpétuo. Gostava de ler sobre os animais e mantinha diversas espécies de tartarugas, cobras, lagartos, sapos e esquilos. Em uma feira local, viu alguns pombos realizando performances e, anosmais tarde, treinou algumas dessas aves para realizar alguns truques.
O sistema de psicologia Skinner reflete as próprias experiências de infância. De acordo com seu ponto de vista, a vida é o produto da história do reforço. Afirmava que sua vida foi predeterminada e organizada exatamente do modo que seu sistema ditava como devia ser a vida de todo ser humano. Acreditava que suas experiênciasestavam relacionadas exclusiva e diretamente a os estímulos do próprio ambiente.
Skinner matriculou-se na Hamilton College de Nova York, mas não se sentia feliz.
Ele preparava trotes que perturbavam a comunidade da faculdade e criticava abertamente aos professores e administração. Formou-se em letras/inglês, com distinção Phi Beta Kappa, e desejavatornar-se escritor. Em um seminário deredação de que participou no verão, o poeta Robert Frost elogiou seus poemas e contos. Por dois anos, depois de se formar, trabalhou escrevendo, mas chegou à conclusão de que não tinha nada a dizer. Deprimido pelo fiasco como escritor, pensou em consultar um psiquiatra. Considerava-se um fracasso,e a sua autoestima estava despedaçada. Além disso, estava desiludido no amor; mais ou menos meia dúzia demulheres, rejeitaram-no.
Leu sobre a experiência de condicionamento de Watson e Pavlov, os quais o despertaram um interesse, mais cientifico que literário, acerca da natureza humana. Em 1928, matriculou-se no curso de pós-graduação em psicologia na Harvard University, embora nunca houvesse frequentado qualquer curso da área. Obteve o PHD em três anos, completou com bolsa de estudos opós-doutorado e lecionou na Universityof Minnesota (1936-1945) e na Indiana University(1945-1947), retornando depois para Harvard University.
O tópico da sua dissertação dá uma indicação da posição que adotaria por toda a carreira. Propôs seu reflexo simplesmente uma correlação entre um estímulo e uma resposta, nada mais. Destacava a utilidade do conceito de reflexo na discrição do comportamento edava amplo crédito a Descartes.
O seu livro lançado em 1938, The behavioroforganisms, descreve os pontos principais do seu sistema. A obra vendeu apenas 80 cópias em quatro anos, perfazendo um total de 500 cópias nos oito primeiros anos, e rendeu críticas muito negativas. Cinquenta anos depois, foi considerado “um dentre alguns livros que mudaram a face da psicologia moderna” (Thompson,1988, p. 397). Essa do fracasso inicial para o estrondoso sucesso foi sua utilidade nas áreas aplicadas, como na psicologia educacional e clinica. Essa ampla aplicação prática das ideias de Skinner era bastante adequada, já que ele estava profundamente interessado em resolver os problemas da vida real. Um trabalho posterior,Science andhumanbehavior (1953), tornou-se o livro básico da psicologiaBehaviorista de Skinner.
Skinner continuou produzindo ate a morte, com 86 anos. No porão da sua casa, construiu a “própria” caixa de Skinner, um ambiente controlado para proporcionar reforçamento positivo. Dormia em um tanque de plástico amarelo suficientemente grande para colocar um colchão, algumas prateleiras de livros e um pequeno aparelhode televisão. Deitava-se as 22:00 horas, dormia...
tracking img