Aprendizagem por projetos e os contratos didáticos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (659 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SÍNTESE:

APRENDIZAGEM POR PROJETOS E OS CONTRATOS DIDÁTICOS


Profª Drª Marilda Aparecida BEHRENS
Profª Ms. Eliane Mara Age JOSÉ

As autoras abordam de forma bastante prazerosa e didática ecom muita ênfase os quatro pilares de uma educação para o século XXI, agregando e os identificando com algumas didáticas da pedagogia, e auxilia o trabalho de pessoas comprometidas a buscar umaeducação de qualidade.
Segundo elas, a prática pedagógica deve preocupar-se em desenvolver quatro aprendizagens fundamentais, que serão para cada indivíduo os pilares do conhecimento:
• Aprender aconhecer: indica o interesse, a abertura para o conhecimento, que verdadeiramente liberta da ignorância;
• Aprender a fazer: mostra a coragem de executar, de correr riscos, de errar mesmo na busca deacertar;
• Aprender a conviver: traz o desafio da convivência que apresenta o respeito a todos e o exercício de fraternidade como caminho do entendimento;
• Aprender a ser: que, talvez, seja o maisimportante por explicitar o papel do cidadão e o objetivo de viver.
Os pilares são quatro, e os saberes e competências a se adquirir são apresentados, aparentemente, divididos. Essas quatro vias nãopodem, no entanto, desagregar-se por estarem sobrepostas, constituindo interação com o fim único de uma formação totalizante do indivíduo.
Essas perspectivas apontam como principal consequência dasociedade do conhecimento a necessidade de uma aprendizagem ao longo de toda vida, fundamentada em quatro pilares, que são, simultaneamente, do conhecimento e da formação continuada.
Com base nessa visãodos quatro pilares do conhecimento, podem-se prever grandes consequências na educação. O ensino-aprendizagem voltado apenas para a absorção de conhecimento e que tem sido objeto de preocupaçãoconstante de quem ensina deverá dar lugar ao ensinar a pensar, saber comunicar-se e pesquisar, ter raciocínio lógico, fazer sínteses e elaborações teóricas, ser independente e autônomo; enfim, ser...
tracking img