Aprendizagem em ead: dificuldades e habilidades necessárias à construção da autonomia e organização para o autoestudo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5418 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
APRENDIZAGEM EM EAD: DIFICULDADES E HABILIDADES NECESSÁRIAS À CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA E ORGANIZAÇÃO PARA O AUTOESTUDO

Bernadete Maria Ferreira Oliveira
Curso de Pós-graduação em EAD
Polo de Araci-BA
Orientador: Profa. Michele Cristine da Cruz Costa

RESUMO

Este artigo tem por objetivo trazer a discussão a respeito da aprendizagem em EAD, mais especificamente sobre os motivos que levamos estudantes de EAD a não gerenciar o auto-estudo de forma satisfatória, como utilizar bem as ferramentas tecnológicas e as habilidades necessárias para desenvolver a autonomia e trazer contribuições ao estudante para que haja uma aprendizagem de qualidade em EAD. Para isso, o trabalho foi composto por uma pesquisa bibliográfica, levantamento de dados e fichamento dos textos. Para o levantamentode dados foi utilizada a técnica de questionários contendo cinco perguntas abertas e aplicados a 20 acadêmicos de EAD no curso de Pedagogia da Faculdade Interativa COC do pólo de Araci-BA e a partir de observações realizadas durante as tutorias e em conversas informais.

Palavras–chave: EAD, autoestudo, autonomia, aprendizagem, tecnologia.

INTRODUÇÃO

A preocupação com a qualidade daaprendizagem nos cursos EAD, tem levado ao questionamento pertinente sobre o autoestudo e a utilização das novas tecnologias pelos acadêmicos dessa modalidade de ensino.
Existem fatores importantes para que aconteça aprendizagem de forma significativa e qualificada nessa modalidade de ensino. A autonomia e a oganização para o autoestudo são fundamentais assim como também conhecer eutilizar as ferramentas teconológicas para aprimoramento da aprendizagem.
As habilidades necessárias para o aprendizagem em EAD no que tange ao estudo individual, organização do tempo, gerenciamento do conteúdo a ser estudado são complexas, já que comportam um grande diferença do ensino presencial, pois nesse modo o aluno é agente do seu próprio conhecimento e autônomo no processo deaprendizagem, por essa razão muitos deles ainda não estão conseguindo se adaptar a esse novo método de aprendizagem.
Quando se fala em autonomia para adquirir conhecimento, deve-se pensar em uma formação contínua, uma formação que exige do ser humano a capacidade de governar por si mesmo o seu estudo:

Segundo Freire (1987), estamos nos autoformando para construir a nossaidentidade em processo para “ser mais”, responsabilizando-nos por pensar e dirigir essa formação para desenvolver em nós essa matriz da humanização do “ser mais”, realizando leituras como experiência de formação (refletindo, comparando, agindo e transformando a nossa prática cotidiana).
Não pode se falar em autonomia sem desenvolver o ato da pesquisa e para que o conhecimentoaconteça de uma maneira que a informação possa ser distinguida, avaliada, julgada, desdobrada e desenvolvida. Para ele, a palavra chave é “pesquisa”; não no sentido de produzir conhecimento científico, mas como “princípio educativo”. É nesse conceito que acontece o segredo da autonomia - a construção da metodologia do aprender a aprender. A mola mestra no processo é “a arte de questionar de modocrítico e criativo”, assim possibilitando a autonomia emancipatória no caminho da aquisição efetiva e relevante do conhecimento.

Outro ponto que deve ser incluído como entrave na aprendizagem em EAD é o uso das ferramentas tecnológicas necessárias para que se tenha uma aprendizagem de qualidade. Nesta modalidade de ensino muitos alunos não utilizam tais recursos benéficos, alguns pordesconhecerem e outros por força do hábito que acreditam que só aprendem se estiverem numa sala de aula juntamente com o professor e com um livro impresso.
O presente artigo está dividido em quatro partes a primeira versará sobre a educação à distância e tem como objetivo fazer um relato sobre esta modalidade suas diferenças e semelhanças do ensino presencial, em seguida abordará as principais...
tracking img