Aprendendo a fazer concursos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (801 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Aprendendo a fazer concursos

O Brasil presencia um excessivo crescimento do número de pessoas dedicadas à disputa por um cargo público. Esse fenômeno sazonal, causado pela proibição legal decontratação no período eleitoral, bem assim pelo descuidado acúmulo de vagas na administração pública, que denuncia a desorganização administrativa com o surgimento de caos localizados, traz ao cenáriopessoas não suficientemente informadas a respeito dos meandros da disputa por um cargo público efetivo.
Muitos desses candidatos são profissionais de alto gabarito, com sólida formação técnica,dispostos para o estudo, ou seja, aparentemente futuros servidores. Suas qualidades interessam à administração, que em troca dar-lhes-á a tão sonhada estabilidade, uma aposentadoria um pouco mais digna, eum bom ambiente de trabalho. Esbarram, no entretanto, esse atores do casamento perfeito, num inimigo desconhecido, um fator muito pouco considerado na disputa, e que tem sido a razão da desistência demuita gente: os marinheiros de primeira viagem não sabem fazer concurso, e quando, se persistirem, aprendem, já estão aprovados em alguns concursos, e somente aí se dão conta de quanto tempo perderam,e quanto esforço desperdiçaram. Mas aí, para eles, pouco vai importar, pois a hora será de comemoração.
É voz corrente dizer-se que o concurso é coisa para maratonistas, super-homens, e quedisponham de muito tempo para os estudos. É o que ocorre quando o político sagaz espalha sorrateiramente a balela de que somente que tem milhões para gastar poderá ser eleito, afastando a concorrência quepreocupa. No caso dos concursos, porém, o que ocorre não advém da astúcia, mas exatamente da desinformação. Quando o concurseiro ainda não aprovado intimida o seu colega com as informaçõesaterrorizantes sobre “o sacrifício que é se preparar para um concurso”, exibe apenas a desinformação que assola a sofrida classe, enquanto busca justificar os seus resultados.
Mas retomemos a linha inicial....
tracking img