Aprendendo sempre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 84 (20852 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conteúdo
Nesta aula, você estudará:

• Conceitos introdutórios sobre Economia.
• Alguns problemas econômicos que causam reflexos direta ou indiretamente nos consumidores, empresas e governo.
• A curva de possibilidade de produção tenta contemplar várias combinações, mas nem todas vão de encontro com o objetivo do empresário.
• Que o fluxo circular da renda tem comportamento de um círculovirtuoso que retroalimenta a atividade econômica pela ação entre as famílias e as empresas através dos fluxos real e monetário.
• Inter-relação da Economia com outras ciências, que contribui para o entendimento e tomada de decisão em questões econômicas.

Habilidades

Ao final, você deverá ser capaz de responder as seguintes questões:

• Por que Economia não é uma ciência exata?
• Qual aimportância para o empresário em refletir sobre os problemas econômicos fundamentais: o quê e quanto produzir, como produzir e para quem produzir?
• De que forma o custo de oportunidade pode ser inserido na tomada de decisão do empresário?
• Qual a relação da Economia com outras áreas do conhecimento?

AULA 1

Assista às aulas nos polos presenciais e também disponíveis noAmbiente Virtual de Aprendizagem para você.

9

Entender que a economia e sua influência no cotidiano das pessoas e das empresas são diferenciais para o profissional de áreas ligadas à gestão empresarial. A economia tem origem no grego “oikonomía” que significa a administração da casa, do Estado. É uma ciência social por analisar os resultados do comportamento das pessoas, empresas egoverno a partir de acontecimentos econômicos, considerando que suas necessidades são ilimitadas frente à limitação de recursos disponíveis. A partir dessa limitação de recursos, os chamados fatores de produção, faz-se necessário estudar assuntos como: desemprego, inflação, crescimento, déficit público, economia internacional, dentre outros que levam à tomada de decisão de uma nação de quais bens eserviços devem ser produzidos, como produzi-los e para quem serão destinados. Ao decidir por quanto produzir, a economia em pleno emprego irá se deparar com várias alternativas de combinação dos fatores de produção, chamada de curva de possibilidade de produção, sendo que ao decidir empregar os fatores de produção em um tipo de bem, poderá diminuir a oferta de outro, tornando uma boa oferta de umbem e a escassez do outro. Esta decisão de direcionar a produção para um determinado bem ou serviço em detrimento de outro é chamado de custo de oportunidade, que é quanto uma economia se beneficiará pela escolha entre as alternativas.
No funcionamento de uma economia de mercado, há os fluxos reais, sendo o mercado dos fatores de produção pelo lado das famílias; e fluxos monetários pela oferta dolado dos empresários. O fluxo circular da renda demonstra a dinâmica dos fluxos reais e monetários na economia por meio da oferta de bens e serviços e oferta de serviços dos fatores de produção e seus respectivos pagamentos.
Para a classificação dos bens usa-se: bens de capital, que são os maquinários responsáveis pela produção, como a máquina que corta o papel numa indústria gráfica; os bensintermediários, compostos por insumos, matérias-primas e componentes que são incorporados ao longo do processo de produção para se tornarem bens finais, que serão disponibilizados para consumo; e os bens de consumo que podem ser duráveis, como um computador, ou não duráveis, como alimentos e produtos de higiene. Os fatores de produção são todos os recursos responsáveis para que haja o processoprodutivo: terra, capital, tecnologia, trabalho e capacidade empreendedora.
A Economia cria interface com outras áreas do conhecimento. A biologia, por tratar a economia como um órgão vivo, dinâmico, que segue um ciclo; com a física, por utilizar estratégias para aceleração da economia, bem como analisar as forças que a motivam, entre outros; a matemática e a estatística contribuem com a verificação...
tracking img