Apotila xilografura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2072 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Xilogravura

Francisco José Maringelli
Junho de 2009

Breve Histórico

O desenvolvimento da gravura ocidental está ligado à evolução da imprensa e ao livro impresso. Da xilogravura (técnica de impressão a partir de matriz de madeira), originou-se a impressão com caracteres móveis de Guttenberg.

As primeiras xilogravuras na Europa remontam ao século XIV e foram utilizadas na impressão debaralhos e de imagens religiosas.

Mas sabe-se que a sua origem remonta à China ,no período anterior à Cristandade e supõe-se que a xilogravura e o papel chegaram à Europa através dos árabes, por volta do século XI.

As modalidades de Xilogravura

A xilogravura pode ser classificada como de fio, quando a matriz é cortada no sentido longitudinal em relação ao tronco. Esta modalidade é amais praticada (exemplo ao lado).

A xilogravura é dita de topo, ou de contrafibra quando as matrizes são cortadas transversalmente em relação ao tronco.

Neste caso, substituímos as goivas pelos buris.

Definição da Gravura em Relevo

Tanto na xilogravura quanto na linoleogravura a tinta é depositada na superfície em relevo da matriz.

Portanto, as partes gravadas com os instrumentos decorte (goivas, facas , formões e buris), corresponderão às áreas em branco da gravura.

Madeiras

Sempre damos preferência às madeiras secas para evitarmos as empenas e termos fluência nos cortes.

As madeiras devem ser aplainadas e lixadas para que obtenhamos boas entintagens e impressões, valorizando os veios da madeira.

Tipos de madeira brasileira que podem ser utilizados na xilogravura:pinho (araucária), cerejeira, cedrinho, peroba, imbuia, mogno, cedro, pau-marfim etc.

A madeira compensada poderá servir especialmente na gravura de grandes dimensões e nos recortes de silhuetas com serra tico-tico. A espessura da matriz pode variar, à medida que a dimensão da matriz aumenta poderemos providenciar uma espessura maior da matriz, evitando-se as empenas.

Qualquer tipo demadeira poderá servir para a xilogravura, desde que se saiba tirar partido de suas características (grau de dureza, texturas).

Outras Opções de Matriz para Gravura em Relevo

Linóleo: tecido de juta, recoberto com uma pasta composta de: óleo de linhaça, resina e cortiça em pó. Serve para revestir pavimentos e gravar. Material macio não opõe resistência às ferramentas.

Neolite/Microduro:borrachas utilizadas pela indústria de calçados com corte/ impressão muito semelhantes à linoleogravura.

Duratex/Eucatex: chapas de fibra de madeira moída e prensada com cola (exemplo ao lado).

Todas estas variantes da gravura em relevo têm características de corte e de impressão chapada, sem texturas provenientes dos veios típicos da madeira. Neste sentido a xilogravura possibilita uma riquezagráfica maior, pois na maioria das madeiras podemos contar com o desenho inicial dos seus veios.

A preparação da Madeira na Xilogravura

A matriz é sempre lixada no sentido dos veios na seqüência a seguir: lixa grossa, média e fina (utilizar lixas específicas para madeira). Para um acabamento polido suplementar, utilizar lixas d’água.

Caso os veios sejam muitos abertos a superfície da matrizpoderá ser selada com algumas demãos de goma laca.

O Desenho e a Matriz

O trabalho de gravar pode ser direto (sem desenho prévio) ou a partir de um projeto que pode ser feito diretamente na madeira (lápis e tinta nanquim).O projeto feito em papel transparente deverá ser transferido depois com carbono para a matriz, de forma invertida. Retoques e melhor fixação do desenho poderão ser feitoscom nanquim/ tinta acrílica a pincel após a transferência.

O xerox do desenho pode ser transferido (processo da impressão de goma/ “gum printing”) para a matriz através do uso de terebintina aplicada no dorso da cópia xerox (para um bom resultado é necessário que a cópia xerox tenha sido feita no mesmo dia em que será utilizada, ainda com o tonner “fresco”)

Gravação

As ferramentas de...
tracking img