Apotila xilografura

2072 palavras 9 páginas
Xilogravura

Francisco José Maringelli
Junho de 2009

Breve Histórico

O desenvolvimento da gravura ocidental está ligado à evolução da imprensa e ao livro impresso. Da xilogravura (técnica de impressão a partir de matriz de madeira), originou-se a impressão com caracteres móveis de Guttenberg.

As primeiras xilogravuras na Europa remontam ao século XIV e foram utilizadas na impressão de baralhos e de imagens religiosas.

Mas sabe-se que a sua origem remonta à China ,no período anterior à Cristandade e supõe-se que a xilogravura e o papel chegaram à Europa através dos árabes, por volta do século XI.

As modalidades de Xilogravura

A xilogravura pode ser classificada como de fio, quando a matriz é cortada no sentido longitudinal em relação ao tronco. Esta modalidade é a mais praticada (exemplo ao lado).

A xilogravura é dita de topo, ou de contrafibra quando as matrizes são cortadas transversalmente em relação ao tronco.

Neste caso, substituímos as goivas pelos buris.

Definição da Gravura em Relevo

Tanto na xilogravura quanto na linoleogravura a tinta é depositada na superfície em relevo da matriz.

Portanto, as partes gravadas com os instrumentos de corte (goivas, facas , formões e buris), corresponderão às áreas em branco da gravura.

Madeiras

Sempre damos preferência às madeiras secas para evitarmos as empenas e termos fluência nos cortes.

As madeiras devem ser aplainadas e lixadas para que obtenhamos boas entintagens e impressões, valorizando os veios da madeira.

Tipos de madeira brasileira que podem ser utilizados na xilogravura: pinho (araucária), cerejeira, cedrinho, peroba, imbuia, mogno, cedro, pau-marfim etc.

A madeira compensada poderá servir especialmente na gravura de grandes dimensões e nos recortes de silhuetas com serra tico-tico. A espessura da matriz pode variar, à medida que a dimensão da matriz aumenta poderemos providenciar uma espessura maior da matriz, evitando-se as empenas.

Qualquer tipo de

Relacionados